Café da manhã marca comemoração pelo Dia do Sertanejo no Campus Glória
No dia 03 de maio, o IFS/Campus Glória realizou o evento "Café Sertanejo" com o objetivo de promover a sensibilização da comunidade acadêmica, servidores e terceirizados quanto ao Dia do Sertanejo, registrado na referida data.
A atividade foi idealizada pela Gerência de Ensino, por meio do calendário de eventos da instituição, e organizada por uma comissão formada pelos docentes Ana Catarina de Oliveira, Carla Teresa Marques, Juciara Franco, Roseane de Jesus, Tiago Araújo, Thaciana Vieira e Valdeci Bastos com a participação dos demais servidores, terceirizados e discentes.
O evento proporcionou um importante momento de descontração e interação de docentes, discentes, técnicos e terceirizados do Campus Glória.
Origem do Dia do Sertanejo
Nos anos 1960, violeiros seguiam anualmente em caravana para a cidade de Aparecida, em São Paulo, para assistir a um dia de missas. Em 1964, Geraldo Meireles, o "Marechal da Música Sertaneja" (na época, ele estava começando a surgir no cenário sertanejo), propôs que os violeiros passassem a se encontrar todo ano em uma mesma data, para que pudesse ser instituído um "Dia do Sertanejo".
Com a ajuda da Rádio Aparecida e a aceitação dos violeiros, no dia 3 de maio de 1964, Meireles levou a dupla Tonico e Tinoco para se apresentar na cidade. Resultado: há 49 anos a tradição se mantém.
Em 1975, o deputado federal Jorge Paulo, do MDB, apresentou um projeto de lei que previa instituir nacionalmente o “Dia do Sertanejo” em 3 de maio, mas o projeto foi arquivado.
Fonte:
http://universosertanejo.blogosfera.uol.com.br/2012/05/03/hoje-e-dia-do-sertanejo/
Redes Sociais