Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Alunos dos Cursos Técnico em Agroecologia e Alimentos realizam visitas técnicas em Petrolina
Início do conteúdo da página

Alunos dos Cursos Técnico em Agroecologia e Alimentos realizam visitas técnicas em Petrolina

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Quarta, 27 de Março de 2013, 10h08 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07
 
No período de 20 a 23 de março, alunos dos cursos Técnicos em Alimentos e Agroecologia do IFS/Campus Nossa Senhora da Glória estiveram no município de Petrolina, em Pernambuco, participando de visitas técnicas na indústria de laticínios/sorvetes Quysorwetto, Embrapa Semiárido, Vinícola Ouro Verde (Grupo Miolo), SENAI Petrolina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano/Campus Petrolina e Campus Zona Rural, referenciais na região do Vale do São Francisco.

 

 visita tecnica capaNa ocasião, 30 alunos das duas turmas foram acompanhados por três servidores do Campus Glória, sendo dois docentes das áreas de Agroecologia e Alimentos, professores Louis Hélvio Rolim de Britto e professora Thaciana Vieira de Oliveira e o técnico da área de Alimentos e Laticínios, Thiago Coelho de Santana, este último para dar o suporte e apoio necessário às atividades, considerando que o mesmo tem conhecimento da região por já ter atuado no SENAI Petrolina, uma das unidades visitadas.
 
As visitas técnicas tiveram como objetivo oportunizar o conhecimento de novas realidades aos discentes, de forma a aprimorar a formação de profissionais críticos com a habilidade de solucionar problemas nos mais diversificados ambientes. “O desafio proposto com o planejamento dessa atividade consistiu em futuramente lançarmos no mercado profissionais que não restrinjam seu campo de trabalho a uma municipalidade, mas ampliem sua capacidade ao universo de oportunidades que o mercado como um todo proporciona”, esclareceu a gerente de Ensino, professora Jane Velma dos Santos Brito.
 
visita tecnicaA indústria de laticínios/sorvetes Quysorwetto foi o primeiro local visitado pela equipe do Campus Glória, na qual os discentes visitaram as instalações, acompanharam o processo de fabricação dos produtos e fizeram degustação. Na mesma manhã, visitaram a Embrapa Semiárido, onde conheceram as áreas de pesquisa de novas tecnologias para sustentabilidade da Agricultura e o Laboratório de Enologia da empresa, que dá suporte tecnológico às vitivinícolas da região. Ainda no primeiro dia, no turno da tarde, a equipe visitou uma das unidades do Grupo Miolo, a Vinícola Ouro Verde, nesta os discentes acompanharam todo o processo de produção do vinho e outros derivados da uva, desde a chegada da fruta do campo até a comercialização do produto final, bem como fizeram degustação de vinhos tinto, branco, espumante e destilado.
 
visita tecnica2No segundo dia, a equipe reiniciou a programação de visitas pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano/Campus Petrolina. “Fomos muito bem recebidos por diversos servidores da instituição a exemplo do reitor, diretor geral, docentes e técnicos que nos apresentaram as instalações físicas, salas de aula, biblioteca, laboratórios, bem como a história do campus e os trabalhos ali desenvolvidos”, colocou a professora Thaciana Vieira. Em seguida, o grupo se dirigiu ao SENAI Petrolina, onde visitaram as instalações de Educação Profissional e de Serviços Técnicos e Tecnológicos, bem como uma usina de processamento piloto.
 
visita tecnica6Encerrando a programação de visitas técnicas, no turno da tarde, os discentes foram conduzidos ao Campus Zona Rural do IF Sertão Pernambucano, localizado no Km 22 da BR 235. Lá, visitaram a Escola do Vinho, onde são desenvolvidas as atividades do curso superior em Tecnologia de Viticultura e Enologia, bem como outras áreas onde são desenvolvidas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao desenvolvimento rural, a exemplo dos cursos de Agricultura, Agroecologia, Agroindústria, Fruticultura no Semiárido, Horticultura e Zootecnia.
 
Segundo o técnico em Alimentos e Laticínios, Thiago Coelho, os discentes cumpriram uma agenda completa de atividades e foram bastante participativos. “Eles interagiram o tempo todo com registros de imagens e áudio, fazendo perguntas a nossa equipe e aos expositores”. E complementa, “Em todas as visitas, a equipe do Campus Glória foi acompanhada por funcionários/servidores das respectivas empresas, indústrias e instituições, capacitados para explicar e tirar as dúvidas dos visitantes”.
 


visita tecnica3Para o docente Louis Britto, a atividade foi fundamental na complementação do aprendizado dos alunos. “De certa forma, pudemos colocar em prática os ensinamentos abordados em sala de aula. Não ficamos de braços cruzados diante da nossa carência de laboratórios e os nossos alunos sabem que podem contar com o empenho e a dedicação da equipe do Campus Glória usando a criatividade e lançando mão de outras possibilidades para suprir essa dificuldade”, ressaltou o docente.
 
Outra característica marcante da viagem foi a riqueza de informações. “A visita a um centro de pesquisa nacional, empresas privadas e instituições de ensino que têm seu campo de atuação voltado ao processamento de matérias-primas para a produção de alimentos e pesquisas na região, possibilitou aos nossos discentes compararem os processos de produção com fins distintos”, reforçou Louis Britto.
 
visita tecnica5A importância da viagem técnica para os alunos é facilmente confirmada nos relatos dos mesmos. “Foi muito bom conhecer outra realidade e poder comparar com a que vivemos, perceber que existem ações simples que podemos implantar aqui no nosso município, a exemplo dos testes de captação de água, com modelos fáceis e de custo barato”, registrou Janilo dos Santos, aluno do 4º período do curso Técnico em Agroecologia. Para José Carlos Freitas, do 2º período do curso Técnico em Alimentos, a atividade lhe proporcionou um novo olhar ante à profissão pretendida. “A importância de um técnico de Alimentos é muito grande se pensarmos que um erro em qualquer parte do processo de manipulação e processamento dos alimentos pode prejudicar um número imensurável de consumidores”. E complementou, Além dos benefícios relacionados às nossas áreas, a viagem foi muito importante por proporcionar a integração entre alunos de diferentes cursos, já que a convivência no cotidiano escolar é mais setorizada”.
 
visita tecnica4O diálogo interdisciplinar também foi uma das características da programação das visitas técnicas. Seis disciplinas dos cursos Técnico em Agroecologia e Técnico em Alimentos foram envolvidas na atividade. “Considerando que a viagem romperia uma rotina natural de desenvolvimento de aulas, na qual várias disciplinas estariam sendo ministradas no período de realização da viagem, nos preocupamos em fazer uma relação direta com cada uma delas, solicitando aos docentes um trabalho antecipado de orientação dos nossos alunos e elaboração de relatórios específicos para cada uma das disciplinas”, explicou a gerente de Ensino.
 
Para a realização das visitas técnicas o Campus Glória contou com o apoio das empresas, indústrias e instituições visitadas, bem como do SESI Petrolina com a disponibilização de alojamento para os discentes e servidores participantes da atividade.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57