Alunas do Campus Glória desenvolvem iogurte de maracujá com sementes de chia
Reduzindo o desperdício para minimizar o impacto ao meio ambiente
Na tarde desta sexta-feira, 1º de março, alunas do curso superior de Tecnologia em Laticínios do Campus Glória apresentaram à comunidade interna e externa o projeto de extensão “Desenvolvimento de iogurte tipo sunday sabor maracujá com adição de sementes de chia”. O projeto tem como orientadora a professora Valdeci Bastos e foi desenvolvido pelas discentes Maria Lúcia Prudêncio e Thays Aragão.
A apresentação foi realizada em três momentos, uma explanação sobre o projeto, escolha dos ingredientes e o processo de fabricação do iogurte e da geleia, o segundo degustação do produto com análise sensorial dos presentes e, por fim, uma demonstração prática da produção da geleia de maracujá e montagem do produto final no laboratório do campus.
O projeto tem como objetivo diminuir o desperdício do maracujá e minimizar o impacto causado pelos resíduos da fruta. “A proposta para utilização do resíduo da fruta é a produção de geleia que possibilita utilizar o máximo do fruto, onde é aproveitada a casca do maracujá, rica em pectina que favorece a produção da geleia”, destacou a discente Maria Lúcia. “Apostamos nessa fruta por ser de fácil acesso na região”, complementou.
Com o objetivo de aumentar o valor nutricional do produto, outro ingrediente é a semente de chia. “A chia é rica em fibra dietética, proteínas, auxilia na redução do colesterol, triglicerídios e é fonte natural de ácidos graxos Ômega 3 que pode ajudar a prevenir e até tratar doenças do coração, câncer, artrite, entre outros”, ressaltou Thays Aragão.
Os presentes avaliaram muito positivamente o produto. Para o técnico em Assuntos Educacionais, Luciano Ferreira, o produto está no nível de trabalho de conclusão de curso. “O produto está maravilhoso, saboroso com excelente textura, digno de comercialização”, complementou a técnica em Contabilidade Simone da Costa.
Redes Sociais