IFS/Campus Glória oferta vagas para cursos de Agropecuária e Laticínios
As inscrições são gratuitas e seguem até o mês de dezembro
Por Andrêzza Castro
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022.1 do Instituto Federal de Sergipe com 805 vagas para cursos técnicos integrados, subsequentes, concomitantes e de graduação. No Campus Glória, a oferta é de 40 vagas para o curso Técnico Integrado em Agropecuária, destinadas a quem já concluiu o ensino fundamental ou está concluindo o 9º ano, e 25 vagas para o curso superior de Tecnologia em Laticínios, destinadas a quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.
Há previsão de vagas para as chamadas ações afirmativas (50%), sendo voltadas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e provenientes de escolas públicas, ou para aqueles que independente de raça, são oriundos de escolas públicas; além de vagas específicas para pessoas com deficiência (PcD).
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, pela Internet, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. A instituição alerta para a leitura prévia do edital a fim de evitar descumprimento às regras.
O início das aulas para o semestre letivo 2022.1 está previsto para março do próximo ano.
O prazo para inscrição e a forma de ingresso são diferentes para cada curso, confira abaixo mais informações:
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA
As inscrições para o curso Técnico Integrado em Agropecuária estão abertas até o dia 30 dezembro e a seleção dos candidatos será realizada por meio de Sorteio Público, no dia 10 de janeiro de 2021, no canal do YouTube IFSergipe..
O curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFS/Campus Glória tem duração de 3 (três) anos, no qual o estudante cursa o ensino médio ao mesmo tempo em que se profissionaliza como um técnico em Agropecuária.
Perfil profissional: planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Mercado de trabalho: propriedades rurais; empresas comerciais; estabelecimentos agroindustriais; empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; parques e reservas naturais.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS
Já as inscrições para o curso superior de Tecnologia em Laticínios seguem abertas até o dia 17 de dezembro. A forma de ingresso será feita por análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tal, no ato da inscrição, o candidato deverá anexar um PDF do boletim do Enem, além de preencher o formulário eletrônico inserindo o campus, o curso e a reserva de vagas de seu interesse.
O curso superior de Tecnologia em Laticínios do IFS/Campus Glória tem duração de 3 (três) anos com aulas nos turnos matutino e vespertino. Algumas das disciplinas do currículo básico do curso, são física, microbiologia, matemática e administração. Entre as disciplinas específicas, destacam-se conservação de alimentos pelo frio, higiene industrial, desenvolvimento de produtos e embalagem de alimentos. Conheça um pouco mais sobre o curso, abaixo:
Perfil profissional: planeja, elabora, gerencia, implanta e mantém os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação do leite e de seus derivados (manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes, leite em pó e etc.), desde a ordenha, passando pelo o recebimento da matéria-prima até o controle da qualidade e distribuição do produto final. Também supervisiona e coordena as várias fases dos processos de industrialização empregando métodos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. Além disso, monitora a manutenção de equipamentos, zela pelo cumprimento das normas sanitárias e dos padrões de qualidade da marca e gerencia a logística de distribuição, estocagem, etc.
Mercado de trabalho: o tecnólogo em laticínios poderá atuar como consultor técnico de micro e grande indústrias, em institutos de pesquisas científicas e tecnológicas na área, laboratórios especializados em conservação de alimentos, instituições de ensino superior como pesquisador ou professor universitário, como inspetor sanitário, entre outros.
Para mais informações, acesse os editais:
- Curso Técnico Integrado em Agropecuária:
Edital nº 19/2021/DGI/PROEn - Curso Superior de Tecnologia em Laticínios:
Edital nº 21/2021/DGI/PROEN
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo whatsapp (79) 98132-0855, pelo telefone (79) 3711-1888, pelo e-mail processoseletivo@ifs.edu.br.ou pelas redes sociais do IFS/Campus Glória:
- Instagram: @ifscampusgloria
- Facebook: IFS Campus Glória
Redes Sociais