Campus Glória promove debate on-line sobre Saúde Emocional nesta quarta-feira
Temática faz alusão à Campanha do Janeiro Branco
Após o sucesso da primeira edição, nesta quarta-feira, 12, o Projeto Diálogos Contemporâneos do IFS retorna com a primeira roda de conversa do ano, abordando a importância da Saúde Emocional, alinhada à Campanha do Janeiro Branco, somando-se ao fortalecimento de uma cultura de saúde mental no mundo. Esta será a segunda roda de conversa da segunda edição do projeto.
A live traz como convidado o psicólogo Ramon Lomba Dias Barbosa do Instituto Federal do Pará - IFPA/Campus Breves com a palestra *Emoções e Habilidades Socioemocionais para a Vida". Ramon Dias é especialista em Habilidades Sociais, Desenvolvimento Humano e Psicologia. A mediação da roda de conversa será da professora mestra Essia de Paula Romão-Torres, lotada no IFS/Campus Glória e idealizadora do projeto.
Para a professora Essia Romão, é imprescindível ressaltar entre alunos, servidores e a comunidade em geral, a importância no reconhecimento das emoções e sentimentos e por isso, a escolha da temática. “É preciso perceber e desenvolver práticas e habilidades que contribuam para uma saúde mental, tanto no âmbito individual, quanto na coletividade. Afinal, precisamos manter um autocuidado, para poder assim estender cuidados coletivos e, nesse percurso, a saúde emocional se faz essencial”, ressaltou.
Esta será a segunda live da segunda edição do projeto Diálogos Contemporâneos, que, devido à pandemia da Covid-19, iniciou as rodas de conversa pelo canal do YouTube IFS Campus Glória ainda no ano de 2021.
A roda de conversa será transmitida no canal do YouTube IFS Campus Glória, nesta quarta-feira, 12 de janeiro, às 18h30, aberta para a comunidade, em geral. Porém, para receber certificação, os interessados devem realizar inscrição pelo Sistema de Publicação do IFS - Sispubli.
Projeto Diálogos Contemporâneos
O projeto tem como objetivo promover rodas de conversas sobre temas relevantes da sociedade contemporânea para os alunos do ensino médio do IFS e a comunidade em geral. Entre os meses de fevereiro e junho de 2021, foram realizadas cinco lives, totalizando mais de 4 mil visualizações e interação intensa no chat. Em novembro, teve início a segunda edição do projeto com a temática “Negritude”.
De acordo com a autora do projeto, Profª. Ma. Essia Romão, a segunda edição do projeto tem o intuito de dar continuidade às rodas de conversas interdisciplinares com debates que busquem aguçar o pensamento crítico não apenas do nosso público interno, mas de toda a sociedade “Os temas trabalhados na primeira edição, bem como os planejados para a edição atual, derivaram de necessidades e desafios para construir uma atitude de reflexão e da compreensão de que a realidade pode ser melhorada por meio da ação cidadã. Essas temáticas foram identificadas a partir de apontamentos/reflexões dos participantes, através de formulários de pesquisa eletrônicos”, destacou a professora..
A comissão organizadora é composta pela coordenadora do projeto, a docente Essía de Paula Romão Torres e pelas colaboradoras Mariana Barreto de Gois, Andrezza de Castro Lima e Raphaela Maria Nascimento Lima do Campus Glória e a docente Daysi Lange do Campus Itabaiana. Além de alunas voluntárias do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória, Giovanna Santos Rodrigues da Silva e Nairely da Silva Aragão.
O projeto conta com um perfil no Instagram administrado por alunas voluntárias, sob a supervisão das docentes do projeto com o objetivo de orientar, informar e indicar aos alunos fontes confiáveis e estratégias de pesquisa frente às “fake news”.
Outra ação do projeto é a preparação dos alunos para o debate, através do estímulo à pesquisa e leituras bibliográficas. As temáticas são repassadas previamente aos discentes para que os mesmos possam pesquisar e levar suas dúvidas sobre os temas em questão, analisando os acervos digitais do Arquivo Nacional, da Hemeroteca Digital, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, bem como acervo de jornais sergipanos. “Nosso objetivo é proporcionar aos discentes o contato com pesquisas e desenvolver a criticidade nos debates propostos pelas rodas de conversa”, explicou a professora Éssia Romão.
O público-alvo do projeto Diálogos Contemporâneos são os alunos dos cursos técnicos Integrados dos campi Glória e Itabaiana, contudo as rodas de conversa online, bem como o perfil do Instagram estão abertos a toda a comunidade acadêmica e social.
Todos os vídeos anteriores do projeto estão disponíveis no canal do YouTube do Campus Glória.
Redes Sociais