Alunos de Agropecuária visitam fazenda referência no confinamento de gado de corte
Visita técnica proporcionou a integração de teoria e prática da atividade agropecuária
Por Andrêzza Castro
A turma do 2º ano B do curso Técnico Integrado em Agropecuária participou, no último dia 20, de visita técnica a uma propriedade rural de confinamento de gado de corte no povoado Bomfim, localizado no município de Carira.
A ação interdisciplinar teve como orientadores os professores do Campus Glória, Roseane Santos e Marconi Bomfim, como atividade das disciplinas Edafologia e Mecanização Agrícola e Infraestrutura I, ministradas, respectivamente, pelos docentes.
A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão sistêmica de um tipo de sistema de produção do semiárido sergipano, bem como, o manejo e produção de forrageiras de clima tropical. Na ocasião, os discentes tiveram oportunidade de conhecer as instalações rurais envolvidas em todo processo produtivo (currais, galpões, casas de campo e silos).
A atividade aconteceu na Fazenda Nossa Senhora Santana, propriedade rural destaque no confinamento de gado de corte, por investir em alternativas alimentares para diminuição dos custos de produção. “Nos últimos anos, a propriedade vem substituindo a área plantada de milho (produção de silagem e milho em grão) por palma forrageira, que tem excelentes características como produção de biomassa, alta palatabilidade e resistência à seca, um alimento valioso para os rebanhos do semiárido”, destacou o professor Marconi.
Devido à pandemia da Convid-19, as visitas técnicas, bem como todas as atividades de ensino, haviam sido suspensas no IFS e esta foi a primeira experiência acadêmica presencial e externa da turma do 2º ano B do curso Técnico Integrado em Agropecuária, possibilitada pela execução da fase 3 (Retomada nível 2) do Plano de Retomada às Atividades Presenciais do IFS, autorizada pela Portaria nº 63/2022/IFS.
Redes Sociais