Página inicial > Últimas Notícias > Pós-graduação > IFS promove palestras sobre educação para candidatos a vagas de mestrado
PREPARAÇÃO

IFS promove palestras sobre educação para candidatos a vagas de mestrado

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 11h27 | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 11h27

Membros do NEPEPT discutirão temas relacionados à educação profissional e tecnológica

logo profept vertical completa corEntre os dias 16 de março e 5 de abril, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) irá promover uma série de palestras relacionadas à educação profissional e tecnológica. A iniciativa é direcionada aos candidatos inscritos no processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), primeiro mestrado em rede dos institutos federais, por meio do qual serão ofertadas 22 vagas no IFS.

As palestras serão ministradas gratuitamente por membros do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (NEPEPT), cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) do IFS, além de outros pesquisadores. Na ocasião, os candidatos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento e as características de um programa de pós-graduação; realizar análise e discussão da referência bibliográfica recomendada no edital da seleção; além de realizar provas simuladas objetivas e discursivas.

A oportunidade é para servidores do IFS (20 vagas) e da comunidade externa inscritos no processo seletivo do mestrado (10 vagas). As palestras serão realizadas na Sala 40D (Sala da Extensão/Campus Aracaju) e dão direito a certificado com carga horária total de 32 horas aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75%.

Para participar, é preciso se inscrever entre os dias 13 e 15 de março, por meio do Sistema de Publicações do IFS. As vagas serão ocupadas pelos candidatos inscritos no limite ofertado para cada segmento, obedecida a ordem de inscrição.

16 de março – 14h às 18h

Caracterização de um programa de pós-graduação;

Análise e discussão e síntese do texto ‘Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo ante o efetivamente novo’.

Prof. MsC José Adelmo Menezes de Oliveira

21 de março - 14h às 18h

Análise e discussão e síntese do texto ‘A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade’.

Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição

23 de março - 14h às 18h

Análise e discussão e síntese do texto ‘Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração’.

Profa. Dra. Maria do Socorro Lima

27 de março – 14h às 18h

Análise e discussão e síntese do texto ‘Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica’.

Profa. MsC. Denice Batista da Silva

29 de março - 14h às 18h

Análise e discussão e síntese do texto ‘Concepção do Ensino médio integrado’.

Profa. MsC. Ana Carla Menezes de Oliveira

31 de março - 14h às 18h

Análise e discussão e síntese do texto ‘Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos’.

Prof. Dr. Marco Arlindo Melo Nery

3 de abril – 14h às 18h

Oficina de Técnicas de Elaboração de Prova Discursiva

Profa. Dra. Sônia Pinto de Albuquerque Melo