Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitor faz apresentação sobre o IFS na Assembleia Legislativa
Início do conteúdo da página

Reitor faz apresentação sobre o IFS na Assembleia Legislativa

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 15h19 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1Na manhã da última quinta-feira, 7, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, apresentou o histórico do instituto, cursos oferecidos e projetos desenvolvidos na instituição. A iniciativa é fruto do requerimento nº 2026/2013, de autoria do deputado estadual João Daniel, convidando-o a comparecer na casa legislativa para falar a respeito do processo de ampliação, reestruturação e modernização do instituto no estado de Sergipe.

Inicialmente, o professor Ailton apresentou o histórico dos institutos federais, que se iniciou no Brasil em 1909, com as Escolas de Aprendizes Artífices, e vai até a criação dos IFs, em 2008, que têm como finalidade expandir, ampliar e interiorizar a educação profissional no país. "Os IFs possuem um processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais", explica.

Foto 2Na oportunidade, o reitor apresentou alguns números que demonstram o crescimento do IFS nos últimos anos. "Atualmente, oferecemos 44 cursos, sendo 32 técnicos e 12 de nível superior, com um total de 10.228 alunos, uma comunidade bastante numerosa, se comparada à que existia em 2010, quando havia apenas 5.084 discentes. Além disso, temos hoje 852 servidores, entre professores e técnicos administrativos", conta.

Bolsas

O professor Ailton também apresentou importantes dados sobre o oferecimento de bolsas de iniciação científica. "Em 2010, eram oferecidas apenas 32 bolsas, enquanto hoje estamos disponibilizando 1.274. Temos 19 registros de produções intelectuais. Para 2014, teremos à nossa disposição um orçamento de R$ 181 milhões, maior que o da maioria dos municípios sergipanos", diz.

Foto 3Os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelo IFS também foram destaque na apresentação realizada pelo reitor. "Teremos um Centro de Formação de Treinadores de Cães-Guia, além de termos também importantes programas, como o Mulheres Mil e o Voleibol Sentado, inclusive sediamos por dois anos consecutivos, 2012 e 2013, o campeonato brasileiro da modalidade", afirma.

Parcerias

As parcerias firmadas pelo instituto com empresas privadas e entidades governamentais foram apresentadas pelo reitor do IFS. "Temos firmado inúmeras parcerias, uma delas com o Instituto Votorantim, para desenvolvimento do projeto Oiteiro das Flores, em Itabaiana. Outro importante convênio foi firmado com a Universidade Petrobras, através do qual já foram investidos aproximadamente R$ 14 milhões em dois anos de parceria, contabilizando mais de 1.400 alunos beneficiados com bolsas de estudo", declara.

Foto 4 - Deputado Antônio PassosDurante a sessão, o professor Ailton também ressaltou as iniciativas de resgate da arte, cultura e esporte no IFS, o programa de atenção à saúde alunos e servidores, o apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras, a valorização acadêmica, as ações da gestão para promover a participação da comunidade, e os cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Congratulações

O deputado estadual Antônio Passos fez questão de parabenizar o trabalho que vem sendo desenvolvido no IFS. "Espero que o amor pela causa da educação por parte da equipe que compõe o instituto seja mantido, pois o país só pode avançar com uma educação de qualidade", afirma.

Foto 5 - Deputada Conceição VieiraJá a deputada Conceição Vieira declarou que vem acompanhando de perto as ações empreendidas no Brasil na área de educação, especialmente nos governos do presidente Lula e Dilma Rousseff. "Essa prioridade que vem sendo dada à educação no país oxigeniza o setor, através do qual são preparados corações e mentes para atuar na sociedade. Parabéns ao reitor e à sua equipe pelo trabalho desenvolvido no IFS", ressalta.

Autor do requerimento que proporcionou a apresentação do IFS na Assembleia Legislativa, o deputado João Daniel ressaltou a importância da iniciativa para que os membros da casa legislativa conhecessem melhor a instituição. "É importante que os senhores conheçam esse grande trabalho que vem sendo feito no nosso estado. Antes, era impossível pensar no filho de um trabalhador rural fazendo um curso técnico ou superior sem sair do seu município de origem, hoje isso é uma realidade e o IFS é fundamental nesse processo", enfatiza.

Avanços

Foto 6 - Deputado João DanielRelembrando a sua adolescência, o deputado estadual Francisco Gualberto contou que, naquela época, a antiga Escola Técnica, em Aracaju, e a Escola Agrotécnica, atual Campus São Cristóvão, representavam as grandes oportunidades para os jovens sergipanos. "A partir do governo Lula, os institutos federais ganharam outro status, oferecendo inclusive cursos de nível superior. Sentimos cada vez mais orgulho do trabalho que vem sendo desenvolvido no estado pelo IFS, facilitando a inserção do cidadão no mercado de trabalho e interiorizando a educação", conta.

Foto 7 - Deputado Francisco GualbertoA deputada Ana Lúcia também ressaltou a notável evolução da educação no Brasil a partir do governo Lula. "A visão de que a educação nos institutos federais deveria ser apenas profissionalizante sempre foi muito forte, mas isso vem mudando desde o governo Lula, a partir do qual se deu um salto em termos de qualidade da educação. É muito bom saber que o IFS prioriza a disponibilização de bolsas para que os alunos permaneçam estudando e se preocupa tanto com a pesquisa aplicada quanto com a educação básica", diz.

Dando ênfase ao fato do IFS ter implantado, em 2011, um campus na cidade de Itabaiana, onde já foi prefeita, a deputada Maria Mendonça também ressaltou a importância do instituto. "Como educadora, sinto-me muito feliz em ter em Itabaiana uma unidade do IFS, pois sabemos que lá precisamos muito de mão-de-obra qualificada. Gostaria de destacar, também, que é muito gratificante saber que os cursos do instituto têm sido bem avaliados pelo MEC, isso faz com que todos nós tenhamos orgulho dessa instituição que vem desenvolvendo um brilhante trabalho em Sergipe", assinala.

Foto 8 - Deputada Ana Lúcia Foto 9 - Deputada Maria Mendonça Foto 10 - Deputado Garibalde Mendonça


Outros deputados também demonstraram seu apreço pelas ações que vêm sendo desenvolvidas no IFS, a exemplo de Gilson Andrade, Garibalde Mendonça e Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa, que inclusive ressaltou que a casa estará sempre à disposição do instituto.

Presenças

Foto 11Também estiveram presentes na solenidade os deputados Adelson Barreto, Antônio dos Santos, Arnaldo Bispo, Augusto Bezerra, Capitão Samuel, Jeferson Andrade, Paulinho das Varzinhas, Susana Azevedo, Venâncio Fonseca e Zé Franco. Além disso, marcaram presença diversos docentes, técnicos administrativos e alunos do IFS.
registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57