Página inicial > Últimas Notícias > Curso de licenciatura em Química do IFS é considerado muito bom pelo MEC

Curso de licenciatura em Química do IFS é considerado muito bom pelo MEC

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2014, 09h54 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1O ano de 2014 começa com notícias bastante positivas para toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Uma delas é a reavaliação do curso de licenciatura em Química pelo Ministério da Educação (MEC), que concedeu o conceito 4 (muito bom), em uma escala que vai de 1 a 5.

Com esse resultado, o IFS passa a ofertar à sociedade o melhor curso de licenciatura em Química de todo o estado de Sergipe. O processo de reavaliação do curso pelo MEC foi realizado após a apresentação de um recurso, por parte do IFS, para que fosse revisto o conceito 3 (bom) obtido durante avaliação realizada em 2012.

Foto 2Reavaliação

Após a publicação do primeiro relatório de avaliação, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Licenciatura em Química (Coliqui) entraram com recurso referente ao funcionamento do colegiado do curso; ao acesso dos alunos a equipamentos de informática; e à experiência profissional do docente que à época estava à frente da Coliqui.

Sobre essas questões, a coordenadora do curso, Rosanne Albuquerque, explica que, a respeito do colegiado do curso, a comissão de avaliação errou ao relatar que os discentes não possuem sua representatividade garantida, por não terem direito a voto nas decisões do colegiado. "Comprovamos com cópia do regulamento dos colegiados dos cursos superiores, aprovado através da resolução nº 05 de 01 de março de 2012, em seu capítulo II, Artigo 3º, inciso III, e assegurada nas reuniões colegiadas. As outras duas questões não foram contempladas pelo MEC", afirma.

Foto 3Documentação

Segundo a professora Rosanne, o IFS respondeu a uma diligência a respeito da ausência, segundo o relatório apresentado pelos avaliadores do MEC, das condições de acesso para pessoas com deficiência e/ ou mobilidade reduzida; e da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foram encaminhadas pelo IFS, para atendimento à referida diligência, imagens de rampas em frente às coordenações de curso, banheiros, vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e cópia do processo de aquisição da plataforma elevatória, a fim de contemplar os laboratórios do piso superior do pavilhão de Química.

"Também abordamos a existência do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNEE) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), comprovando que a disciplina Libras integra o quadro de disciplinas obrigatórias da matriz curricular do 3º período, equivalente a 3 créditos", conta a coordenadora do curso.

Reavaliação

Após todo esse processo, apenas em 2014, quase dois anos após a primeira avaliação, o MEC publicou um relatório de reavaliação. "Acreditamos que toda a nossa luta contribuiu muito para que obtivéssemos o conceito 4 (muito bom), fazendo com que o instituto oferte o melhor curso de licenciatura em Química de Sergipe", avalia Rosanne.

O novo resultado obtido, segundo o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, é fruto de um trabalho coletivo de todos os membros da comunidade acadêmica. "Estão de parabéns os professores e alunos do curso de Química, além de gestores e técnicos, por essa avaliação tão positiva, colocando o IFS em destaque em nosso estado", diz.

registrado em: