Página inicial > Últimas Notícias > IFS abre inscrições para Processo Seletivo 2023.2
OPORTUNIDADE

IFS abre inscrições para Processo Seletivo 2023.2

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quinta, 16 de Março de 2023, 09h19 | Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 17h09 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 09h02

São mais de mil vagas ofertadas pelos campi da instituição em cursos técnicos e superiores

1 feed

Foram lançados nesta quinta, 16, os editais para o Processo Seletivo 2023.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS), nas modalidades de graduação e de técnico subsequente - ambas para quem já concluiu o ensino médio. As vagas para o nível superior estarão abertas para os campi: Aracaju, Lagarto e São Cristóvão. Já as vagas para os cursos técnicos, estarão disponíveis para os campi: Aracaju, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Propriá, Socorro, Itabaiana, Tobias Barreto e Glória.

Inscrições e métodos de seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line no período de 20 de março a 20 de abril, a partir do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.

Para a seleção dos candidatos aos cursos de graduação, o IFS utilizará o Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma avaliativa, sendo válidas as edições de 2011 a 2022.

Para os cursos técnicos subsequentes, a seleção ocorrerá por meio da avaliação do histórico escolar de conclusão do ensino médio ou equivalente, em que estejam apresentadas as médias dos 1º e 2º anos das disciplinas de Português e Matemática.

Reserva de vagas

Em cumprimento à Lei 12.711 de 29/08/2012, o IFS disponibiliza 50% de suas vagas para ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia, sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD).

Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (pretos ou pardos) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência), e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência.

Assim, os aprovados como candidatos negros (pretos ou pardos) passarão por uma banca de avaliação de heteroidentificação étnico-racial. Já os candidatos inscritos como PcD passarão por uma avaliação médico-pericial.

Datas e prazos

O período das inscrições para o Processo Seletivo do IFS vai de 20/03 a 20/04. O resultado preliminar será divulgado no dia 02/05 e a fase para entrar com recurso contra o resultado preliminar ocorrerá nos dias 02 e 03/05. Já o resultado final estará disponível no dia 04/05, na página do Processo Seletivo do IFS.

A matrícula para os aprovados em 1ª chamada para ambas as modalidades, nos grupos de Ampla Concorrência e Cotas de Renda e Escolaridade (B - Outros e C – Outros), acontece no período de 08 a 12/05 e de 15 a 19/05. Já as matrículas para os aprovados em 1ª chamada, nos grupos de cotas Autodeclarado Preto, Pardo, Índio (B – PPI e C – PPI) e candidatos PcD, ocorrem entre os dias 22 a 26/05.

É de inteira responsabilidade que o candidato acompanhe todas as etapas, prazos e resultados do Processo Seletivo. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Gestão de Ingresso (DGI), pelo telefone: (79) 3711-1888, através do e-mail processoseletivo@ifs.edu.br ou pelo WhatsApp: 79 98132-0855.

Clique aqui para acessar o edital nº 04/2023/DGI/Proen para cursos de graduação.

Clique aqui para acessar o edital nº 05/2023/DGI/Proen para cursos técnicos subsequentes.

registrado em: