Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Desafio de matemática estimula criação de produtos para educação inclusiva
COMPETIÇÃO

Desafio de matemática estimula criação de produtos para educação inclusiva

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 12h07

mathday bannerInteressados podem enviar seus protótipos até o dia 25 de abril; Iniciativa busca comemorar o Dia Nacional da Matemática

Até o dia 25 de abril, professores e alunos podem participar do Desafio Math Day, que consiste no desenvolvimento de protótipo de produtos educacionais voltados ao ensino da matemática no contexto da educação inclusiva, que é aquela voltada às pessoas com algum tipo de deficiência. Os autores dos melhores projetos farão uma oficina sobre “Criatividade e Inovação na Educação” para aprimorarem seus trabalhos. A iniciativa faz parte da programação de celebração do Dia Nacional da Matemática, o qual é comemorado no dia 6 de maio.

Os produtos submetidos serão julgados por uma comissão formada por professores do curso de licenciatura em matemática e membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O desafio contará com duas etapas: entrega do material via formulário e apresentação presencial no formato de pitch de 3 minutos. Para escolher o vencedor, serão levados em conta critérios como inovação, viabilidade técnica e abrangência.

A proposta de aplicar a matemática dentro do contexto da educação inclusiva não é nova, mas possui poucos adeptos no Brasil. Para facilitar a compreensão das pessoas com deficiências dos processos que envolvem números, figuras e frações, podem ser utilizados, por exemplo, aplicativos para celulares, jogos analógicos,  materiais didáticos manipuláveis, jogos, imagens animadas, animações, vídeos e podcasts. No IFS, há produtos para dispositivos móveis disponíveis para download que podem ajudar autistas e dislexicos a se envolverem no universo matemático.

De acordo com Danilo Lemos Batista, professor de matemática do Campus Aracaju e idealizador do desafio Math Day, a competição científica foi pensada para promover espaços de desenvolvimento tecnológico voltados ao ensino da matemática. “Nosso intuito é o de criar uma cultura empreendedora e focada na inovação tanto para os alunos da licenciatura em matemática como para os estudantes dos demais cursos ofertados em todos os campi IFS”, explica o docente.

Produtos matemáticos

Vinculado à licenciatura em matemática, existe o projeto de extensão chamado Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática (Mideam), cujo objetivo é promover uma apropriação das tecnologias da informação e comunicação e desenvolver melhorias nos processos de ensino-aprendizagem de temas de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. Já estão disponíveis, dentro do contexto do projeto, tutoriais, manuais, apostilas, atvididades e aplicativos que ajudam a facilitar a compreensão da disciplina ligada aos cálculos.