Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Alunos do IFS sobem ao pódio na maratona de programação Hackathon Espacial
ROBÓTICA

Alunos do IFS sobem ao pódio na maratona de programação Hackathon Espacial

Criado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 18h38 | Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 18h38 | Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 09h27

Equipe IFStark ficou em 3º lugar e desbancou 90 competidores de todo o país que tentaram solucionar o desafio em base lunar

Por Carole Ferreira da Cruz

09set20 luisamigos 0030 EditarO desafio era programar uma plataforma de robótica e superar obstáculos em apenas 24 horas. Para se ter uma ideia do nível de dificuldade, apenas 9 equipes das 93 inscritas conseguiram tamanho feito na “Hackathon Espacial”, uma maratona virtual realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Na elite desse verdadeiro “dream team” da programação estavam os alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, que conquistaram o terceiro lugar na competição.

Logo StarCom apenas 17 anos, Alipio Fernando de Paula Pires, Lucas Batista Serafim e Luís Paulo Menezes Ávila, do curso técnico integrado em Eletrotécnica, formaram a equipe IFStark e já estrearam desbancado dezenas de competidores de todo país. Os estudantes, orientados pelos professores Matheus Canuto Oliveira e Roberto da Silva Macena, seguem se preparando para um novo desafio: a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorre em novembro de forma virtual.

SimulaçãoO líder da IFStark, Luís Paulo, explicou que a estratégia para garantir o êxito na maratona foi usar a técnica de controle conhecida como “controlador PID” para que o robô fosse capaz de seguir uma linha de maneira estável e inteligente, aliada a um sistema que possibilitasse diminuir a velocidade dele em curvas de 90 graus. “Pra mim isso representa muito mais do que só um resultado numa competição, representa o esforço, o trabalho e a perseverança colocados na resolução de um problema”, comemorou.

Com o tema "Exploração Lunar", esta edição do Hackathon Espacial buscou reproduzir a experiência científica de controlar e programar um robô, remotamente, numa simulação de transporte de materiais para uma base lunar, que precisou superar diversos obstáculos. Para intensificar os aspectos de realidade da missão, foi utilizado o simulador de robôs móveis “sBotics”. O sistema foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e atualmente é utilizado pela Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Superação

RobertoO professor Roberto Macena ressalta a popularização da robótica como um dos temas de interesse dos projetos de pesquisa e extensão do IFS-Campus Estância, o que torna a participação na competição ainda mais proveitosa. “Estar entre as três primeiras colocadas foi muito gratificante e premia o esforço dos estudantes e nos dá um ótimo parâmetro para avaliar o desenvolvimento de nossas equipes. Estamos confiantes que virão novas conquistas e que os objetivos dos nossos projetos estão sendo cumpridos”, ressaltou.

Apesar deste ter sido um ano atípico e desafiador, sobretudo na área de educação, o professor Matheus Canuto reconhece que os alunos têm se superado e se dedicado tanto aos estudos quanto às atividades de pesquisa. Prova disso é que, no início de 2020, foi iniciado o projeto de eixo de inovação voltado para competições acadêmicas, o  CAD - IFS da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DInovE), que nasceu com o objetivo formar equipes para participar de competições Brasil afora.

MatheusCom a pandemia, algumas competições que ocorreriam presencialmente passaram para a modalidade remota e, com isso, o desafio de preparação dos estudantes, sem o apoio da estrutura da instituição e os encontros presenciais, foi ainda maior. “Mesmo assim, através de reuniões e encontros on-line, os estudantes se empenharam e já colheram o primeiro fruto dessa dedicação com o terceiro lugar na Hackathon Espacial Jovem. Além dessa conquista, os alunos continuam a preparação para a OBR e estamos bastante confiantes em mais um excelente resultado”, destacou.

É a segunda competição do gênero este ano em que os alunos do IFS – Campus Estância têm uma participação de destaque. Na maratona on-line de programação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a HackSerpro, Bruno Augusto dos Santos, do curso de Engenharia Civil, integrou a equipe vencedora ao ajudar a desenvolver um robô capaz de esterilizar ambientes e prevenir a contaminação por Covid-19.

Sobre a Hackathon Espacial

O "Hackathon Espacial" é uma parceria entre a AEB e a Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT/MCTI), com o apoio do IFRN, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E Augusto Severo), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da OBR e da Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espacial (FUNCATE). A maratona virtual faz parte da “SBPC Jovem e Família”, uma das atividades científicas da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.