Página inicial > Últimas Notícias > IFS promove palestra on-line “O índio na visão do índio”

IFS promove palestra on-line “O índio na visão do índio”

Criado: Terça, 13 de Abril de 2021, 10h05 | Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 16h06 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 10h34

Ação será realizada na próxima segunda, 19, data alusiva aos povos originários do Brasil

WhatsApp Image 2021 04 13 at 10.52.09O 19 de abril é conhecido nacionalmente como “Dia do Índio”. A data foi instituída no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas e chama atenção para preservação da memória dos povos indígenas. Com o intuito de celebrar a data e trazer a perspectiva indígena, favorecendo o protagonismo e evidenciando seu lugar de fala, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realiza na próxima segunda, 19, a palestra on-line: “O índio na visão do índio”.

O evento acontece a partir das 15h, no canal oficial do IFS no YouTube. Para participar, os interessados devem se inscrever através do Sistema de Publicações do Instituto (Sispubli). A ação é uma iniciativa da Coordenação de Apoio à Pesquisa (Coap), da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex/IFS) e contará com a participação de Ivanilson Martins (indígena da etnia Xokó e ativista em defesa dos povos indígenas) e com a mediação da professora Lindamar Oliveira.

Ivanilson é docente, sendo graduado e mestrando em História, além de ser um grande pesquisador da história e cultura indígenas. Já Lindamar é mestre em Educação Agrícola e ativista dos direitos indígenas. Ela é professora aposentada do Campus São Cristóvão e sempre buscou evidenciar as tradições indígenas em suas atividades pedagógicas.

Segundo Valéria Maria Santana, professora de História e coordenadora de Apoio à Pesquisa, a ação é voltada a toda comunidade acadêmica do Instituto, mas não somente, já que esta trata-se de uma oportunidade de conhecer mais sobre culturas indígenas, sob o olhar dos próprios protagonistas da história.

“É um evento singular em que as pessoas interessadas poderão compreender melhor quem são esses povos, a importância de suas lutas e por que a garantia de seus direitos é algo que diz respeito a cada um de nós. Portanto, todo mundo está convidado para interagir conosco neste momento de muita aprendizagem e compartilhamento de saberes”, ressalta Valéria.

registrado em: