IFS Campus Socorro finaliza mais uma turma do Curso Introdutório à Libras
O curso é mais uma iniciativa voltada a garantir o direito à igualdade no âmbito do IFS.
A inclusão social é um conceito que vem sendo colocado em prática no Instituto Federal de Sergipe (IFS), através de ações afirmativas para garantir o direito à igualdade de oportunidades no acesso à educação técnica, pública e de qualidade por parte de estudantes que apresentam algum tipo de necessidade específica.
Uma importante ação nesse sentido é a oferta de Cursos de Introdução à Libras, realizados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a fim de promover noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que o favorecimento da comunicação entre estudantes surdos e ouvintes, servidores e comunidade local.
Nesse sentido, na última segunda-feira, 20, foi realizada a entrega dos certificados de participação de mais uma turma do Curso de Introdução à Libras, que contou com carga horária de 15 horas, dentre aulas teóricas e práticas. As atividades aconteceram às segundas, quartas e sextas, tendo sido ministradas pelos intérpretes Bruna Costa e Davi Bomfim e pelo instrutor surdo Guilherme Tenório, com a colaboração da psicopedagoga Jislainia Aparecida.
Para a intérprete Bruna Costa, apesar de se tratar de um curso introdutório, a aprendizagem dos participantes excedeu todas as expectativas dos facilitadores envolvidos. “Os alunos estavam muito comprometidos e envolvidos com o curso. Apresentamos brevemente os aspectos teóricos e históricos sobre a Libras e, posteriormente, realizamos muitas aulas práticas. Por ter um instrutor surdo na turma foi possível colocar em prática todo o conhecimento aprendido”, disse a intérprete.
Estiveram presentes no evento de encerramento o diretor geral do campus, José Franco de Azevedo; a gerente de ensino, Claudia Cardinale; além de servidores e demais estudantes do campus.
Redes Sociais