Semana da Acessibilidade é realizada no Campus Socorro
O evento promoveu debates em favor da educação inclusiva.
A inclusão social é um conceito que vem sendo colocado em prática no Instituto Federal de Sergipe (IFS), através de ações afirmativas para garantir o direito à igualdade de oportunidades no acesso à educação técnica, pública e de qualidade por parte de estudantes que apresentam algum tipo de deficiência, ou com altas habilidades e transtornos globais.
Nesse sentido, o Campus Socorro, por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), realizou entre os dias 9 e 10 de outubro a 1ª Semana da Acessibilidade do Campus Socorro. A promoção do protagonismo das pessoas com deficiência e o debate em favor da educação inclusiva foram alguns dos pontos em evidência do evento.
As ações realizadas contaram com a participação da APAE Socorro (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), da Cia de Dança Loucurarte, Projeto Vôlei Sentado, Il Sordo Gelato, ACESSTUR, além dos estudantes da Escola Estadual Centro Educacional Dep. Jonas Amaral.
A abertura do evento contou com a palestra de Cristina Santos da Silva, ex-aluna do Campus Aracaju, e idealizadora da empresa ACESSTUR, voltada para o turismo acessível. Na ocasião, a palestrante buscou sensibilizar os presentes quanto à necessidade de se colocar no lugar dos cadeirantes, a fim de criar empatia e respeito aos direitos daqueles que necessitam se locomover por meio de cadeira de rodas.
Após a palestra de abertura os participantes assistiram à apresentação de dança com cadeira de rodas, promovida pela Cia de Dança Loucurarte. Posteriormente, o estudante do Campus Socorro, Elielton Diego Batista, apresentou técnicas do Para karate. O evento também contou com o Coral da APAE e, para encerrar as atividades do primeiro dia, foi realizada palestra por Breno Oliveira, fundador do Il Sordo Gelateria, que abordou sua própria história empreendedora e de superação até chegar ao sucesso profissional.
Na quarta-feira, 10, foram realizadas dinâmicas de sensibilização para demonstrar as dificuldades do dia a dia de pessoas com necessidades especiais. A atividade de encerramento foi uma partida de vôlei sentado, realizada no SESC Socorro, com a participação de paraatletas e estudantes do campus.
Para a coordenadora do Napne, Giselle Fernanda Costa de Santana, a 1ª Semana de Acessibilidade cumpriu um importante papel na criação da cultura do respeito às diferenças, através da convivência harmônica entre estudantes, servidores e comunidade local. “Agradecemos a todos os parceiros pelo engajamento na organização e realiazação das atividades inclusivas. O evento é uma das ações afirmativas que desenvolvemos no Napne. No dia a dia trabalhamos incansavelmente pela igualidade de oportunidades dos nossos estudantes com deficiências”, disse a coordenadora.
Redes Sociais