Ex-alunos de curso promovido pelo NAPNE são aprovados em concurso
O curso foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).
No período de 20 de outubro a 22 de dezembro de 2018 o Campus Socorro promoveu o curso de tradução e interpretação de libras, a fim de formar profissionais para atuar como tradutores/intérpretes na comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Nesse sentido, os frutos dessa iniciativa já começam a aparecer, por meio da aprovação de três ex-alunos que foram aprovados em processo seletivo simplificado para atuar como intérpretes de libras na rede municipal de educação, da prefeitura de São Cristóvão. O certame ofertou uma vaga, preenchida pelo nosso ex-aluno Wagner dos Santos Guimarães. Já as intérpretes Zilda Maria de Jesus Almeida e Kelly Isabelle Melo Lima Silva, que também participaram do curso, foram aprovadas no cadastro de reserva.
O curso foi uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), coordenado pela servidora Giselle Fernanda Costa de Santana. Este tem a missão de promover discussões sobre a inclusão, assim como processos de permanência e êxito de alunos com deficiência, superdotados e com transtornos globais que estudam no IFS. Também, oferta cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação para pessoas com necessidades específicias ou profissionais que atuam ou tenham interesse em trabalhar com temas relacionados à inclusão, a exempo da Libras.
Para a coordenadora do Napne do Campus Socorro, a aprovação de ex-alunos do curso de tradução e interpretação de libras promovido em Socorro é um sinal de que as ações desenvolvidas pela equipe que faz parte do núcleo de inclusão em questão estão no caminho correto, rumo à promoção da igualdade de oportunidades entre todos os estudantes do IFS. “A iniciativa da realização do curso partiu da carência percebida em Socorro e vizinhança em relação a profissionais com a formação necessária para atuar como tradutores e intérpretes de Libras”, disse a coordenadora.
Ao longo de 2019 o Napne do Campus Socorro promoverá ações e debates que favoreçam a a melhoria das condições de vida de grupos em desvantagem social, contribuindo para o efetivo exercício de cidadania de pessoas com necessidades específicas.
Redes Sociais