Professor do IFS é destaque nacional em projeto relacionado a nota fiscal eletrônica
No dia 15 de maio, o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realizou uma solenidade para a implantação oficial da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no estado. O reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, foi umas das autoridades convidadas para o evento.
Durante a solenidade, foi demonstrada uma aplicação de consulta de NFC-e, considerada como uma inovação e tecnologia de ponta. A aplicação é fruto do trabalho dos alunos de Informática do Campus Lagarto, membros do grupo de pesquisa Touch Air, liderado pelo professor Almerindo Rehem, coordenador nacional do projeto. O software demonstra uma navegação nos itens exibidos, através de reconhecimento de gestos, utilizando, inclusive, realidade aumentada para exibir as notas em tela.
O projeto
O projeto NFC-e abrange um amplo mercado, composto por todo o segmento de varejo no Brasil, e abre inúmeras oportunidades para diversas áreas de conhecimento. Diante desse projeto, as empresas de TI poderão desenvolver soluções móveis utilizando aplicativos em celulares, tablets etc.
Nesse sentido, o IFS deve exercer um papel fundamental no projeto, pois além de contribuir com a formação de mão de obra adequada ao novo nicho que se abre no mercado, possui um de seus docentes e alunos participando da iniciativa em nível nacional.
Nota fiscal eletrônica
A NFC-e é considerada uma revolução para o varejo sergipano, por proporcionar mudanças altamente positivas para o consumidor e para o estabelecimento comercial, pois simplificam procedimentos que permitem melhorar o atendimento nas lojas, reduzindo as filas nos caixas e reduzindo também despesas para a empresa.
Com informações da Ascom do Governo do Estado.
registrado em:
Notícias
Redes Sociais