Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre IFS/AGU/MPT/TRT

Parceria entre IFS/AGU/MPT/TRT

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 18 de Julho de 2014, 15h26 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

seguranca do trabalhoNa manhã da última quarta-feira, 16, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, recebeu em seu gabinete diversos representantes de órgãos federais. O objetivo da reunião foi discutir a formalização de uma parceria na área de segurança do trabalho.

Estiveram presentes na reunião diversos representantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (GETRIN 20), entre eles Raymundo Ribeiro, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), a desembargadora Maria das Graças Monteiro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o desembargador Jorge Cardoso, também do TRT, o procurador federal Célio Rodrigues, da Advocacia Geral da União (AGU), Ricardo Duarte, chefe da Procuradoria Federal em Sergipe, Alexandre Pereira, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, além de Roberto Vilas-Boas, chefe da Procuradoria Federal/IFS, Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, e Fábio Brito, coordenador do curso de Segurança no Trabalho do Campus Aracaju.

Foto 1 21-07-14No início da reunião, o reitor do IFS apresentou o histórico da instituição e falou também sobre os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela instituição, a importância da interiorização da educação e as características da pesquisa realizada no instituto. "A grande peculiaridade dos institutos federais é que vamos além da sala de aula, realizando pesquisa aplicada e projetos sociais, sempre visando ao desenvolvimento local", afirma o professor Ailton.

O reitor também ressaltou a importância da busca de parcerias com outras instituições. "Temos buscado firmar parcerias com diversas empresas. Já possuímos importantes convênios com a Petrobras, Votorantim, IBM, Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), e pretendemos ampliar cada vez mais esse número", diz.

Parceria

Foto 2 21-07-14O procurador federal Célio Rodrigues afirmou que o objetivo principal da busca de parcerias é aproximar a academia das demais instituições. "Uma das missões do Getrin20 é o desenvolvimento de políticas na área de saúde e segurança no trabalho. Precisamos desenvolver políticas educacionais para ampliarmos a possibilidade de termos um trabalho seguro", assinala.

A desembargadora Maria das Graças ficou muito feliz em vislumbrar a possibilidade de concretização da parceria. "Eu já estava muito encantada com o trabalho desenvolvido pelo IFS, depois da apresentação do reitor sobre a instituição, fiquei ainda mais feliz e satisfeita com a possibilidade de firmar essa parceria', destaca.

Importância

O desembargador Jorge Cardoso acredita que parcerias como essa podem ajudar para mudar a cultura dos empresários e trabalhadores com relação à segurança no trabalho. "É preciso criar um ambiente de trabalho seguro. Sabemos das barreiras que enfrentamos, principalmente com o empresariado, pois esse trabalho de prevenção gera custos. Essa parceria tem o objetivo de despertar uma conscientização nesse sentido, ampliando o conhecimento das partes envolvidas", ressalta.

Foto 3 21-07-14 Foto 4 21-07-14 Foto 5 21-07-14

Raymundo Ribeiro, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), para avançar na questão da segurança no trabalho, não é possível realizar um trabalho isoladamente. "Firmar parcerias é importante, especialmente no sentido de educar e conscientizar, pois ainda falta bom senso do empresariado e dos próprios trabalhadores. É muito positiva a possibilidade de trabalhar na origem da formação profissional dos técnicos em segurança no trabalho", declara.

Avanços

Alexandre Pereira, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, falou um pouco sobre a iniciativa. "Esse programa possui diversas metas, entre elas a educação em segurança no trabalho, pois sem a conscientização de que é necessário que tenhamos ambientes de trabalho seguros, não se pode avançar muito. É preciso inserir disciplinas ou conteúdos referentes a esse assunto na grade curricular dos nossos alunos, buscando conscientizá-los", enfatiza.

O professor Fábio Brandão, coordenador do curso de Segurança do Trabalho, parabenizou a iniciativa da criação de um grupo de trabalho para discussão e formatação desta parceria e citou os avanços já alcançados no IFS. "Já inserimos disciplinas relacionadas à segurança no trabalho nos cursos técnicos do instituto, como Eletrônica, Eletrotécnica, Química e Alimentos, sempre ministradas por profissionais da área. Assim, conseguiremos ao menos plantar uma semente para que no futuro os profissionais sejam cada vez mais conscientes sobre a importância de se ter segurança nos locais de trabalho", afirma.

registrado em: