Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia do IFS se estende até a próxima sexta-feira no CIC

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2014, 15h44 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 14-10-14Foi aberta, na noite da última segunda-feira, 13, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O evento, que aconteceu no Auditório do Centro de Convenções de Sergipe, contou com a apresentação do Coral do IFS (CANTIFS) e palestra do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rodrigo Rocha.

A semana tem o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia e acontece até a próxima sexta-feira. Nesta terça, 14, foi iniciada a III Feira de Ciências do Convênio IFS/Petrobras, com a participação dos alunos bolsistas do programa, apresentando seus projetos. "Esta é a primeira vez que fazemos a feira juntamente com a SNCT, ampliando a visibilidade e a abrangência dos projetos desenvolvidos e fortalecendo a pesquisa no instituto", explica a professora Geovânia Dantas, coordenadora do Convênio IFS/Petrobras.

Avaliação

Vitor Loureiro, supervisor técnico do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), através do qual o convênio é desenvolvido, esteve presente do evento. "O IFS é o primeiro instituto do Brasil a conseguir realizar três feiras como essa. Os resultados do convênio estão sendo muito positivos, os trabalhos desenvolvidos têm apresentado um nível muito bom. Estamos ajudando a reduzir a evasão escolar, através do oferecimento da bolsa, e melhorando a formação dos alunos", afirma.

Foto 5 - Geovânia Dantas ok Foto 6 - Vitor Loureiro ok  Foto 7 - Lilian Porto ok

A responsável pela avaliação realizada pela Universidade Petrobras nas feiras, Lilian Porto, conta que um dos objetivos é saber como estão sendo desenvolvidos os cursos técnicos do IFS. "Observamos se os temas estudados são relevantes para as áreas de interesse da Petrobras e como o bolsista está desenvolvendo o projeto, se tem segurança na sua apresentação e se o trabalho apresenta uma base sólida", esclarece ela.

Trabalhos

Davi Alves, Túlio Caldas e Gabriel Souza, alunos do curso técnico de Eletrônica do Campus Aracaju, apresentaram na feira o trabalho de título 'Implementação de modelos robóticos com foco em competições científicas'. "Nosso trabalho tem o objetivo de construir modelos robóticos para resgate de vítimas, seguindo linhas, detectando e desviando de obstáculos. Iremos, inclusive, apresentá-lo na Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece na próxima sexta-feira, 17, em São Carlos (SP). Participar de eventos como a SNCT nos estimula a avançar cada vez mais na pesquisa", declara Davi.

Foto 8 14-10-14 Foto 9 - Davi Alves ok Foto 10 - Daniel Melo ok

Os estudantes Daniel Melo e Ícaro Santana, também do curso de Eletrônica do Campus Aracaju, elaboraram o projeto 'Utilização de radiofrequência para controle de modelos robóticos'. "Essa é a primeira vez que apresento este trabalho em um evento grande. Dependendo da avaliação dele aqui, nosso objetivo é levá-lo a outras feiras e congressos, como o Connepi. Acho muito importante participar da SNCT e do convênio IFS/Petrobras, nem todo mundo tem essa oportunidade", assinala Daniel.

O evento tem recebido a visitação de alunos e servidores do IFS, representantes da Petrobras, além de estudantes de outras instituições de ensino da capital, a exemplo do aluno do 9º ano da Escola Senador Leite Neto, Emerson Gonçalves. "Eu ainda não havia participado de nenhum evento como esse, voltado para a pesquisa. Estou gostando bastante, principalmente dos projetos de robótica", diz.

SNCT

Foto 2 14-10-14 Foto 3 14-10-14 Foto 4 - CANTIFS ok

A semana é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. No IFS, a coordenação geral é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).

Durante a semana estão sendo realizados mais três eventos: a I Semana de Extensão Tecnológica do IFS; o III Congresso de Iniciação Científica; e a III Feira de Ciências do Convênio IFS/Petrobras. Serão desenvolvidas diversas atividades, a exemplo de palestras e mostras científicas, apresentação de trabalhos, minicursos e oficinas de extensão tecnológica.

registrado em: