Aluno e professor do campus Itabaiana conquistam medalha em olimpíada de robótica
Na última semana, o aluno Paulo Franklin Tavares Santos e o professor Paulo Pereira Lima, ambos do curso de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Itabaiana, participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na Universidade de São Paulo (USP). Após 4 dias de atividades teóricas e práticas, eles conseguiram se destacar e trazer para o estado de Sergipe a medalha de campeão brasileiro da competição. "Fico muito orgulhoso de representar bem a minha cidade e o meu estado", conta o estudante.
A participação do Paulo Frankin no torneio científico aconteceu em virtude do bom desempenho na prova teórica da OBR - o aluno de Itabaiana ficou entre os 25 melhores do Brasil na avaliação. O resultado positivo forneceu as credenciais para que ele participasse de um minicurso que tinha como objetivo capacitar os estudantes a participar da modalidade prática nos próximos anos. Saiba mais
O aluno Paulo Franklin comenta que a participação na OBR trouxe inúmeros benefícios para sua vida acadêmica e pessoal. De acordo com o jovem, a experiência foi positiva porque aliou o envolvimento em uma competição de nível internacional com a oportunidade de fazer amizades com pessoas do mundo todo. "Nesses dias em que estive na USP, tive contato com pessoas de quase todos os estados do Brasil e de países como Venezuela e Colômbia", completa.
Conquista
A medalha na competição veio através da avaliação dos professores acerca das atividades feitas em grupo. O aluno do IFS obteve 177 pontos, sete a mais do que o segundo colocado. "Em outros anos, a medalha era dada a partir do resultado obtido em uma prova, mas este ano o critério mudou e passou a ser valorizada a capacidade de trabalhar em equipe e a contribuição que um aluno pode dar ao grupo", explica Paulo Franklin.
Durante o minicurso, o discente do campus Itabaiana estudou as definições de robôs, as suas partes, a importância deles na sociedade contemporânea, as formas de programação e as etapas que envolvem a montagem. A vitória na olimpíada, por sua vez, complementou o aprendizado: deu como prêmio ao estudante todas as peças necessárias para montar um robô da LEGO, usado pela maioria dos competidores na modalidade prática.
O professor Paulo Pereira atuou como orientador do aluno do campus Itabaiana em todo o processo na OBR e ressalta as qualidades do estudante para a conquista da premiação: "A medalha foi possível em virtude da boa participação de Paulo Franklin, que sempre teve determinação e interesse em evoluir enquanto discente do IFS".
Pereira diz ainda que a participação na olimpíada trouxe maturidade para disputar a prova prática em 2015. "Vimos de perto as diversas modalidades que envolvem a competição para podemos decidir de forma mais consciente em qual delas ano que vem vamos participar", conclui.
Ascom - Campus Itabaiana
registrado em:
Notícias
Redes Sociais