Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mulheres Mil do Campus Estância forma turma de Ajudante de Obras

Programa Mulheres Mil do Campus Estância forma turma de Ajudante de Obras

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 10h28 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
turma mulheres milNa tarde da última segunda-feira, dia 24, ocorreu a solenidade de formatura das alunas do curso de Ajudante de Obras do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. A cerimônia contou com a participação das formandas, acompanhadas de seus familiares e amigos, além de professores e técnicos administrativos ligados à Gerência de Ensino (GEN).

A solenidade foi aberta pelo diretor do IFS – Campus Estância, Waldiney Giacomelli, que ressaltou o empenho e a dedicação das alunas na superação dos inúmeros obstáculos enfrentados para a conclusão do curso. Em seguida, a coordenadora estadual do programa Mulheres Mil, Nara Vieira de Souza, enfatizou a relevância daquele momento para a vida de dezenas de mães de família, donas de casa e trabalhadoras em situação de vulnerabilidade social.gino formatura

Também participaram da mesa de abertura as gestoras locais do programa, a assistente social Adriana Araujo de Lisboa e a pedagoga Shirleyde Dias de Nascimento, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Joseane Soares Viana, que representou o prefeito de Estância, Carlos Magno, o paraninfo da turma, professor Luciano Melo, e a oradora Adriana da Hora.
“Com a conclusão desse curso, estamos cumprindo a missão maior da nossa instituição que é promover a inclusão social pela educação e oferecer a essas mulheres uma nova perspectiva de futuro, seja através da abertura de um negócio, da reforma das suas casas ou da inserção delas no mercado de trabalho”, destacou Shirleyde Nascimento.

mesa Formatura mmA representante municipal, Joseane Viana, destacou a importância do curso para o empoderamento de mães de família, donas de casa e trabalhadoras, que têm buscado na educação um caminho para ascender socialmente, e fez questão de lembrar o aspecto simbólico daquele momento: a primeira solenidade de formatura do novo campus coincidiu com o aniversário de 35 anos do bairro Cidade Nova, onde está localizado o IFS em Estância.

Luciano Melo, que lecionou a disciplina relações interpessoais e foi um dos primeiros professores do curso, expressou a sua emoção por ter sido escolhido para representar a turma, e mencionou a garra das alunas em seguir estudando mesmo diante de condições adversas. Na sua fala, foram reafirmados valores que devem estar associados à educação, como o amor, a solidariedade e a justiça.

A oradora Adriana da Hora mencionou a trajetória de dificuldades que a maioria das mulheres enfrentou para voltar a estudar e seguir em frente por quase um ano. Entre os principais desafios, estavam a necessidade de trabalhar para manter a família, o cuidado e criação dos filhos e as limitações para avançar no processo de aprendizado depois de um longo período fora de sala de aula.
 representante mm  mm  luciano

Com o encerramento da turma de Ajudante de Obras, a egressas estão aptas a auxiliar o pedreiro e o profissional de engenharia civil na utilização de ferramentas e materiais empregados nos segmentos hidráulicos e sanitários da construção civil, além de realizar leitura de projetos, gráficos e escalas, de acordo com as normas de segurança do trabalho.

Sobre o programa

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal que atende mulheres desfavorecidas nos campos social, educacional e econômico, residentes em comunidades pobres do Norte e Nordeste do país. O público atendido apresenta, em geral, baixo nível de renda e de alfabetização, dificuldade de aprendizagem, condições de moradia precária, fragilidade da estrutura de apoio familiar e demais condições adversas.

Criado inicialmente em 2008 nos estados do Norte e Nordeste com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de trabalhadoras e donas de casa em situação de vulnerabilidade social, o programa foi estendido para todo o País a partir de 2011. A meta é atender 100 mil mulheres até o final do ano de 2014. A faixa etária vai dos 18 aos 60 anos.

O papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF's) nesse processo é selecionar as mulheres que estejam em situação de risco e oferecê-las cursos de capacitação, para que aumentem sua escolaridade e recebam uma formação profissional dentro de uma perspectiva cidadã. No Campus Estância, o programa teve início em 2012 com a oferta do curso de Pintura Residencial.

Ascom - Campus Estância
registrado em: