Página inicial > Últimas Notícias > IFS passa por avaliação para recredenciamento junto ao MEC

IFS passa por avaliação para recredenciamento junto ao MEC

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 11h23 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 27-11-14Na manhã da última quarta-feira, 26, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, recebeu em seu gabinete uma comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC). O objetivo da equipe, formada por Madalena Neves (IFMA), Edebrande Cavalieri (UFES) e Josiane Magalhães (UNEMAT), é realizar uma avaliação para fins de recredenciamento do IFS junto ao referido ministério.

O recredenciamento é um processo que ocorre a cada cinco anos, através do qual serão avaliados os cursos de nível Foto 2 27-11-14superior da instituição. A comissão de avaliadores do MEC estará presente no IFS entre os dias 26 e 28 de novembro, avaliando a organização didático-pedagógica; o corpo docente e tutorial; e a infraestrutura.

O reitor falou um pouco sobre a estrutura e o funcionamento do IFS para os avaliadores. "Atualmente, o instituto é composto pela Reitoria e pelos campi Aracaju, São Cristóvão, Lagarto, Estância, Itabaiana e Glória, mas com a terceira fase de expansão, teremos mais quatro campi, totalizando 10. Temos diversas ações em curso, entre os quais destaco a reforma do Campus Aracaju, que acaba de ser iniciada", conta.

Foto 3 ok - Comissão avaliadora do MECO professor Ailton fez questão de enfatizar as particularidades dos institutos federais, que apresentam um projeto bastante inovador para a educação brasileira e se encontram ainda em fase de transição. "É preciso ter em vista que muitas características dos institutos são diversas das universidades, por isso cada instituição deve ser avaliada de acordo com suas especificidades", afirma.

Avaliação

Sobre o processo de avaliação, o professor Ailton destacou que é preciso avaliar as ações sempre, até mesmo como forma de prestar contas à sociedade. "Nos nossos campi realizamos avaliações rotineiramente, inclusive para estimular os nossos gestores a buscarem o melhor para a comunidade", diz.Foto 4 ok - Reitor do IFS Ailton Ribeiro de Oliveira

De acordo com o avaliador Edebrando Cavalieri, a avaliação externa deve ser considerada um processo positivo para o IFS. "O próprio MEC prioriza o aspecto formativo dessa avaliação, de maneira que a própria instituição deve utilizar o relatório final para guiar o processo de gestão", declara.

Presenças

Foto 5 ok - Edebrande Cavalieri avaliador do MECTambém participaram da reunião o pedagogo Cleber Marques, chefe do Departamento de Educação Profissional e Superior (DEPS), representando a Pró-Reitoria de Ensino (Proen); o arquiteto Pablo Sousa, chefe do Departamento de Obras e Projetos (DEOP); o administrador Sérgio Sávio, chefe do Departamento de Licitações e Contratos (DELC), representando a Pró-Reitoria de Administração (Proad); a professora Chirlaine Gonçalves, diretora de Pesquisa, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex); e Diego Rodrigues, chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSDP), representando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).
registrado em: