Página inicial > Últimas Notícias > Paulo Lima participa de bate-papo com estudantes

Paulo Lima participa de bate-papo com estudantes

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 11h03 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
7O humor como uma das armas da literatura foi tema do encontro, promovido pelo professor Reginaldo de Jesus, dia 27, que teve como convidado o escritor Paulo Lima. Na ocasião, estudantes das primeiras séries do ensino integrado, bem como do curso de Agrimensura, compartilharam experiências literárias na biblioteca João Ribeiro, do Campus São Cristóvão.

Reginaldo enfatizou que produção literária do escritor e jornalista é centrada no humor e na ironia. Autor de obras como 'Abre Alas', 'Falsa Paisagem' e, a mais recente 'Dicionário de Nuvens', Paulo Lima abordou o humor como recurso provocativo literário.

Não estava em voga o humor para fazer rir, mas a ferramenta dentro da literatura, da poesia e do romance. "Quando ele propôs o tema eu achei muito interessante, porque nestes últimos anos fui descobrindo a importância do humor. Quando eu falo o humor, não é o clássico. É aquele que pende para a ironia, como uma arma literária criativa", explica Paulo Lima.

3O clima descontraído e informal aproximou o autor e o público ávido por informações. Neste ambiente, o literato sergipano discorreu sobre diversos escritores, entre eles, Manoel Bandeira, Paulo Leminski, Millôr Fernandes. Paulo destacou o emprego do humor como forte recurso, com inclinação para ironia e para a sátira, particularmente, nos textos de Millôr Fernandes.

A biblioteca João Ribeiro cedeu ainda espaço para exibição de múltiplos talentos. Apresentações artísticas foram produzidas pelos estudantes a partir da obra do convidado. "Agradeço ao escritor por nos permitir viajar com tudo aquilo que colocou no papel. Conforme comentei, eu gosto da junção das artes: o dom que você recebeu, coloca no papel. O dom que eu recebi, eu tiro do papel e transformo. A arte enobrece as pessoas.", diz Gabriel Queiroz, estudante.

"Os eventos propostos pelo professor Reginaldo trazem à tona o próprio ideal da biblioteca que é promover e disseminar cultura. Do ponto de vista acadêmico, é especialmente emblemático para os alunos poderem interagir com autores sergipanos, como Paulo Lima, cujas obras constam em nosso acervo e são frequentemente estudadas. Para nós, da biblioteca João Ribeiro, é uma satisfação podermos sediar eventos marcantes na carreira acadêmica dos alunos do nosso campus", diz Lucas Feitosa, bibliotecário.

"Reginaldo é um grande entusiasta da literatura e tem feito um trabalho muito interessante, trazendo para o cotidiano um pouco poesia e a literatura, não necessariamente dos grandes escritores, mas também dos menos conhecidos como eu e outros daqui estado", aponta o autor. O apreço pelas ações fomentadas pelo docente refletem diretamente nos estudantes. "Ele traz poetas e os contistas. Hoje a gente teve teatro, terá música, tem poesia e conto. Sempre está valorizando a arte", alerta Gabriel.

8  9  6

Ascom - Campus São Cristóvão