Terceirizados do Campus Lagarto participam de projeto para saúde do trabalhador
Com o objetivo de promover um espaço de discussão e realizar atividades na área de saúde do trabalhador, os funcionários terceirizados que trabalham no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participaram nesta terça e quinta-feira, 3 e 5 de fevereiro, do projeto de intervenção do estágio supervisionado em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Com o tema 'Saúde do trabalhador: lutar por condições que fortaleçam a saúde no ambiente de trabalho', o projeto foi executado por Edcleiton Fontes Santana, estudante e estagiário de Serviço Social na UFS. "Foram três ações, sendo que a primeira ocorreu em janeiro, com a apresentação do projeto aos responsáveis pelo serviço terceirizado do campus", explica o estagiário, que já foi aluno do IFS Campus Lagarto.
A segunda ação foi denominada 'Conhecendo a saúde do trabalhador', em que foi realizada uma mesa redonda para esclarecer o tema e retirar as dúvidas dos terceirizados. "eles participaram ativamente da mesa redonda, prestando atenção nas explicações a respeito das doenças mais recorrentes, bem como prevenção, e retiraram muitas dúvidas", ressalta o estagiário. Por fim, a terceira parte do projeto ocorreu nesta quinta-feira, dia 5, com ações práticas, como medição da pressão arterial e da glicemia, ginástica laboral e até dinâmicas.
Aprovado
Para Antônio Batista Costa, trabalhador terceirizado do serviço de limpeza, foi um momento único para a categoria. "Aprendemos coisas muito interessantes de prevenção e os riscos que podemos correr se não agirmos como fomos orientados. Além disso foi um momento de lazer com a ginástica e a dinâmica. Nos motiva", pontua.
Responsável pelo serviço da copa do campus, a trabalhadora terceirizada Marquise Viana de Oliveira também gostou do momento. "O programa foi muito bom para nós porque podemos aplicar as boas práticas no dia a dia, melhorando nossa qualidade de vida", comemora.
Para finalizar o programa de estágio, o estudante Edcleiton irá, em um outro momento, aplicar um questionário de avaliação para que os trabalhadores possam relatar o que acharam das ações.
Ascom - Campus Lagarto
Redes Sociais