Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mulheres Mil do Campus Estância inicia turmas em Indiaroba
Início do conteúdo da página

Programa Mulheres Mil do Campus Estância inicia turmas em Indiaroba

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 02 de Março de 2015, 11h56 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Indiaroba MMO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Mulheres Mil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância abriu novas turmas no município de Indiaroba, litoral Sul do Estado.  Em parceria com a Prefeitura Municipal, foram selecionadas 100 alunas para o curso Agente de Informações Turísticas, que começa em março e deve ser concluído entre outubro e novembro deste ano. As aulas vão acontecer simultaneamente no Centro e nos povoados Pontal, Sete Brejos e Colônia Sergipe.

Na tarde da última quarta, dia 25, ocorreu a aula inaugural para as turmas do Centro e do Pontal. Na ocasião foi apresentado o programa e seus cinco pilares (autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética), realizada uma dinâmica de grupo, apresentado o vídeo Vida Maria e desenvolvida a atividade Mapa da Vida – que resgata as histórias pessoais das alunas para conhecer suas necessidades psicológicas e assistenciais e desenvolver nelas o desejo de buscar novas perspectivas de futuro.
 Indiaroba assistindoII  Indiaroba Fe Mapa Indiaroba atividade 
Indiaroba SelmaDe acordo com a supervisora do Pronatec/Mulheres Mil em Estância, Selma Oliveira Silveira, o Mapa da Vida permite identificar inúmeras dificuldades passadas por essas mulheres, como violência doméstica, depressão e abandono, além de situá-las enquanto o seu passado (quem foram), presente (quem são) e futuro (quem gostariam de ser). “Encontramos muitas vezes alunas sem rumo, perdidas, mas depois do curso percebemos claramente a melhoria da autoestima delas, que voltam a sonhar, a ter metas e objetivos”, afirmou.

Também participaram da atividade a orientadora do programa, Fernanda Deise Daniel, e a supervisora em Indiaroba, Andrea Assunção da Silva. Segundo Fernanda Daniel, durante a aula de abertura a maior preocupação da equipe do Pronatec/Mulheres Mil é estimular as aluna a superar os desafios que surgem pelo caminho e aproveitar ao máximo o que o curso tem para oferecer. “Nós sempre procuramos incentivá-las a fazer desse curso uma nova história na vida delas”, ressaltou.

Novas oportunidades

As mulheres selecionadas para o programa em Indiaroba foram receptivas e participaram ativamente das dinâmicas de grupo. A auxiliar de conzinha Daiane Martins Conceição, 21 anos, acredita que essa é uma excelente oportunidade para aprender e ter uma profissão.  A dona de casa Ângela Maria da Conceição Souza, 26 anos, almeja ter uma ocupação e ajudar no orçamento doméstico. “Estou animada em poder fazer alguma coisa que não seja só cuidar da casa. Quero ser alguém, ter um trabalho”, disse.

A marisqueira e catadora de mangaba Adirani Souza Mendonça da Silva, 35 anos, vê no curso a possibilidade de se preparar para receber o turista que visita o litoral de Indiaroba.  “Os turistas chegam no Pontal e não ficam aqui. Eles atravessam direto para Mange Seco e não deixam nada na nossa região. Quero ter mais informações para saber como posso mostrar os nossos pontos turísticos, como o Rio de Dentro, os pés de mangaba, os frutos do mar”, ressaltou.

Naira Silva Santos, 24 anos, acredita que o curso de Agente de Informações Turísticas pode ajudar a melhorar a renda da sua atividade como marisqueira, mas o principal ganho para ela é a oportunidade de voltar a estudar, crescer como pessoa e se profissionalizar. “Aprender e ter mais conhecimentos é sempre muito bom. Quero ter uma profissão e ajudar minha família”, destacou.

Sobre o programa

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal que atende mulheres desfavorecidas nos campos social, educacional e econômico, residentes em comunidades pobres do Norte e Nordeste do país. O público atendido apresenta, em geral, baixo nível de renda e de alfabetização, dificuldade de aprendizagem, condições de moradia precária, fragilidade da estrutura de apoio familiar e demais condições adversas.

Criado inicialmente em 2008 nos estados do Norte e Nordeste com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de trabalhadoras e donas de casa em situação de vulnerabilidade social, o programa foi estendido para todo o País a partir de 2011 e agora integra as ações no âmbito do Pronatec, que oferta os cursos e atua em parceria com as prefeituras. Cabe ao município, o atual demandante, fazer a seleção das alunas e cuidar de toda a parte logística.
 
Ascom - Campus Estância
registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57