Alunos do Campus Lagarto são bolsistas em programa de intercâmbio
Escola já recebeu intercambista alemão através de parceria com a Organização Não Governamental, AFS Intercultura Brasil.
Visão ampliada de mundo, melhor relação interpessoal, troca de conhecimento técnico e grandes objetivos profissionais. Na análise do estudante Rangel Rodrigues, aluno do curso de Edificações no Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Lagarto), estas foram as suas principais conquistas durante os 11 meses em que permaneceu na República Tcheca, estudando em escola local e morando em casa de família, entre os anos de 2013 e 2014. Experiências como esta são possíveis aos estudantes de Lagarto graças a uma parceria entre Campus do IFS e a AFS Intercultura Brasil, ONG internacional de promoção à paz.
Para chegar à República Tcheca, o estudante de Edificações passou por uma seleção criteriosa. "Após a inscrição, passei por etapas como comprovação de baixa renda familiar e bom desempenho acadêmico. A seguir, passei por uma prova e, após aprovado nela, fui entrevistado por voluntários do programa. Vencidas todas as etapas e diante de algumas opções, escolhi ir para a República Tcheca", detalha.
Rangel Rodrigues relata que nem sempre a sua estadia foi fácil. "No início, tive um pouco de problema de adaptação porque não entendia o jeito mais isolado do povo. Achava que era excluído na escola. Mas depois que percebi que era algo da cultura deles, passei a aceitar melhor. Também morei com uma ótima família. Hoje, tenho uma visão muito mais ampliada de mundo e quero cursar nível superior nos Estados Unidos. Passei por exames de sete universidades de lá e, de três que já liberaram resultado, fui aprovado nas três", comemora.
Receber e enviar
Através da parceria com a AFS Intercultural Brasil, o IFS/Campus Lagarto recebeu em 2013 o estudante alemão Aron Kreppert. Assim como aconteceu com Rangel, Aron foi acolhido por uma família brasileira em Lagarto e frequentou as aulas no próprio campus. Neste ano, o campus recebeu um certificado de agradecimento pelo apoio ao programa de intrecâmbio.
"Escolas que abrem suas portas para a experiência intercultural de receber um estudante estrangeiro fortalecem a educação para a cidadania global: oferecendo a seus alunos um ambiente que proporciona o contato com outras culturas e estimulando que eles desenvolvam outras competências", ressalta em carta de agradecimento Ana Carolina Cassiano, especialista em Interculturalidade da AFS.
Durante sua estadia em Lagarto, Aron Kreppert morou na casa da também estudante de Edificações do IFS/Campus Lagarto, Mel Amélia de Souza Pereira, que já foi selecionada para o programa de intercâmbio. "Minha seleção foi diferente da de Rangel. Tive esta oportunidade por que sou de família hospedeira. Então fui selecionada através de uma carta, na qual precisei escrever sobre a relação entre tecnologia e o ambiente escolar. Passei com bolsa parcial e, entre os cinco países que me ofertaram, escolhi a Sérvia. Agora, estou aguardando ansiosa a minha viagem. Sei que mudará a forma de encarar o mundo e ampliará meus horizontes", analisa Mel Amélia.
Para o diretor-geral do IFS/Campus Lagarto, Osman Santos, este programa de intercâmbio é uma via de mão dupla no quesito benefícios. "É uma grande contribuição para a vida profissional e pessoal do estudante que participa porque, além de conhecer e praticar uma nova língua, pode melhorar seu relacionamento interpessoal, além do contato com outras culturas. Para a instituição que recebe e envia estudantes, é uma oportunidade ímpar de promover a troca de experiências e de tecnologia", pondera.
AFS Intercultural Brasil
O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio e faz parte do AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service. A missão e o espírito AFS nasceram em 1914 em meio à Primeira Guerra Mundial quando jovens idealistas se recusaram a participar de combates e entraram no campo de batalha como motoristas de ambulância para socorrer feridos, independente de sua nacionalidade ou cultura. Hoje, sua missão é oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.
Ascom - Campus Lagarto
Redes Sociais