Alunos e servidores participam de evento alusivo ao Dia da Mulher
Com o objetivo de comemorar a passagem do Dia da Mulher, o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) preparou uma programação especial nesta segunda-feira, 9. Neste dia, alunos e servidores, tanto do sexo feminino como do masculino, participaram de ações que abordam questões do universo feminino.
O evento começou com a exibição do documentário de André François intitulado Fortes Mulheres, que conta histórias de superação e dificuldades de jovens, adultas, senhoras e até crianças em diversas partes do país. A seguir, a professora Elza Ferreira Santos abordou temas como mercado de trabalho para mulheres e sobre o corpo feminino, seguida do professor Ricardo Ariel, que ressaltou o papel da mulher na sociedade.
"Programações como esta são sempre necessárias para que homens e mulheres percebam que, apesar de já ter ocorrido alguma evolução, ainda há muito espaço para o sexo feminino conquistar. Nos próprios cursos profissionalizantes ainda vemos poucas mulheres em áreas predominantemente masculinas. Na construção civil, há mais engenheiras, mas - em sua maioria – ainda trabalham em escritórios, não em obras", analisa a professora.
Para a servidora Ulda Paris, arquivista do Campus Lagarto, a valorização da mulher é um tema que deve ser sempre discutido. "Percebo as mulheres estão cada vez mais buscando sua realização profissional e pessoal, então este espaço pode e deve ser aberto para nós. Particularmente, saí da Bahia com meu marido e filho em busca do sonho de trabalhar em minha área, pois me sinto realizada e útil assim", ressalta.
Aryana Cardona, odontóloga do campus, parabenizou a organização do evento. "Nos últimos tempos, a presença da mulher no mercado de trabalho vem crescendo, mas ainda é bastante desigual. Precisamos mesmo discutir, principalmente num ambiente de formação como a escola, sobre o que podemos fazer para reduzir estas desigualdades", pontua.
registrado em:
Notícias
Redes Sociais