Página inicial > Últimas Notícias > Reitor solicita apoio do governador de Sergipe para expansão do IFS

Reitor solicita apoio do governador de Sergipe para expansão do IFS

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 11 de Março de 2015, 12h02 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1 11-03-15Na manhã da última segunda-feira, 9, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, participou de uma audiência com o governador Jackson Barreto. Na ocasião, o reitor pleiteou apoio para o crescimento e fortalecimento dos campi Lagarto, Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, este último ainda em fase de implantação, e do polo avançado de Cristinápolis.

Segundo o professor Ailton, um dos objetivos é transformar o polo de Cristinápolis, que é ligado ao Campus São Cristóvão, em um campus avançado. "Encaminhamos este projeto para Brasília, além do ofício nº 0183/2015 ao governador. O prefeito do município, o padre Raimundo, já se colocou à nossa disposição inclusive para viabilizar o terreno. Viemos aqui, então, pedir o apoio do governador no sentido de intervir junto à Setec em favor desse pleito", conta.

Foto 2 11-03-15O reitor ainda explica que, como este ano é de contenção orçamentária, o apoio do Governo de Sergipe no pleito, ao estabelecer o diálogo com o ministro da Educação, é fundamental. O polo avançado de Cristinápolis é voltado para a área de Agropecuária e possui aproximadamente 400 alunos.

"Atualmente, a unidade oferta apenas um curso técnico e a nossa intenção é que, com a transformação do polo em campus avançado, passemos a oferecer também cursos superiores, atendendo a toda uma demanda na área de agricultura e pecuária do sul sergipano. Seríamos a primeira instituição a oferecer tanto o ensino técnico quanto o superior na região", declara o reitor do IFS.

Ampliação

Foto 3 ok - Ailton Ribeiro de Oliveira reitor do IFSDurante a audiência, o reitor também pleiteou a ampliação, com a utilização de áreas pertencentes ao estado, dos campi Lagarto e Nossa Senhora do Socorro, este último ainda em fase de construção. Foi enviado ao governador Jackson Barreto o ofício nº 0193/2015, referente à solicitação de doação ao IFS do terreno pertencente ao estado, localizado no bairro Catita, em Lagarto.

Com a doação, será possível a ampliação do Campus Lagarto, oferecendo condições para a alocação adequada de diversos setores acadêmicos e administrativos, e permitindo a implantação e o funcionamento de uma Escola Politécnica, com o oferecimento dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia Elétrica.

Outra ampliação pleiteada por meio de doação de terreno ao IFS pelo Governo do Estado é a do Campus Socorro, que ainda está em fase de implantação. Foi enviado o Ofício nº 0182/2015 solicitando a cessão da área vizinha ao terreno onde está sendo realizada a obra, para que o local atenda às demandas futuras de ampliação do campus, com o oferecimento de novos cursos.

Recursos

Esteve em pauta, ainda, o apoio do governador com relação à construção da Reitoria do IFS no Campus Aracaju, cuja obra já está em andamento, solicitação também já enviada através do ofício nº 0192/2015. "A obra de reestruturação do Campus Aracaju foi iniciada em 2014, inclusive com o apoio do saudoso ex-governador Marcelo Déda, e tem orçamento descentralizado. Por isso, solicitamos o apoio do governador junto ao Governo Federal no sentido de garantir a continuidade da liberação de limites de empenho e recursos financeiros no decorrer do exercício de 2015", explica o reitor.

De acordo com o professor Ailton, é importante ressaltar que a obra tem impactado toda a rotina da comunidade, pois está sendo realizada concomitantemente às atividades no campus e que, por isso, não deve ser interrompida por eventuais problemas com recursos. "Por isso, viemos pedir o apoio do governador junto ao Governo Federal para que este recurso não venha a sofrer nenhum tipo de descontinuidade", ressalta.

Apoio

Foto 4 ok - Jackson Barreto governador de SergipeO governador Jackson Barreto garantiu que irá oferecer ao IFS todo o apoio que estiver ao seu alcance, enfatizando que a educação é uma das prioridades do seu governo e que o ensino técnico e superior é uma forma de oferecer qualificação e oportunidade para os jovens sergipanos.
Quanto à transformação do polo de Cristinápolis em campus avançado, o governador afirmou que irá se reunir com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, para buscarem juntos, em Brasília, a Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec-MEC) a fim de tratar sobre o referido pleito.

"Com relação às áreas públicas necessárias à ampliação dos campi Lagarto e Socorro, conversarei com os meus assessores sobre a melhor forma de contribuirmos, dentro da lei, para o desenvolvimento desta instituição reconhecida e tão importante para o nosso estado. Vocês podem contar com o meu apoio", destaca o governador.

PresençasFoto 5 11-03-15

Também estiveram presentes na audiência o vice-governador e secretário de Estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, o deputado federal Fábio Reis e os diretores dos campi Lagarto, Osman Santos, e São Cristóvão, Alfredo Cabral.

Com informações da ASN.

registrado em: