Alunos de Recursos Pesqueiros iniciam projeto de replantio de mangue
Os alunos do curso de Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância iniciaram no mês de fevereiro uma agenda de visitas técnicas ao ecossistema manguezal. A atividade faz parte de um projeto maior de replantio de mangue em áreas devastadas no litoral Sul do Estado, coordenado pela professora e engenheira de pesca Mirela Assunção Simões.
A visita técnica ocorreu no último dia 26, nos povoados ribeirinhos de Porto do Mato e Porto dos Cavalos, em Estância, banhadas pelo rio Piauí. Cerca de 17 estudantes do quarto período, que estão em fase de conclusão do curso, tiveram a oportunidade de conhecer mais detidamente o ecossistema manguezal, assim como identificar sua vegetação e característica principais.
Durante a atividade foram coletados frutos de mangue para a produção de mudas no terreno localizado nas dependências do campus, que depois serão replantadas em áreas desmatadas. Além do reflorestamento da vegetação nativa, o projeto prevê um trabalho de conscientização ambiental envolvendo a comunidade do entorno por meio da distribuição de panfletos e da realização de palestras nas escolas municipais.
Segundo Mirela Assunção, a meta inicial é replantar cerca de mil mudas com a participação da população ribeirinha. “Pretendemos mostrar a importância ecológica do manguezal, que é fonte de alimento para diversas espécies do mar e do rio e para a comunidade local, que utiliza o pescado de forma direta e indireta. O mangue é um berçário natural onde vários ecossistemas interagem”, ressaltou.
Enquanto acompanhavam a explanação da professora sobre a caracterização das diferentes espécies desse ecossistema, os alunos puderam acompanhar a atuação de uma pescadora artesanal. Gedalva dos Santos, 59, mãe de quatro filhos, começou a pescar aos 9 anos e nunca mais parou. Por semana, chega a apanhar de 8kg a 10 kg de pescado na prainha de Porto do Mato. “Isso aqui é minha vida. Não sei viver longe do rio”, afirmou.
Os estudantes, que estão se preparando para ingressar em breve no mercado de trabalho, ficaram motivados com a oportunidade de se envolver num projeto ambiental e consideraram a visita técnica proveitosa. A coleta de mudas foi um dos momentos mais empolgantes para a turma, que se embrenhou lama adentro a procura dos frutos de mangue mais apropriados para o plantio.
Ascom - Campus Estância
registrado em:
Notícias
Redes Sociais