Página inicial > Últimas Notícias > Coleta seletiva está sendo implantada no Campus Aracaju

Coleta seletiva está sendo implantada no Campus Aracaju

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 11h38 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

DSCN1330 700pxO Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, iniciou uma campanha para conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da separação e acondicionamento dos resíduos sólidos.

O projeto de coleta seletiva solidária, desenvolvido com estudantes do curso superior de Saneamento Ambiental, quer o descarte correto dos resíduos sólidos gerados na instituição, o equivalente a 63,25 quilos/mês. Além disso, a ação dará um destino nobre ao lixo. O material coletado será destinado para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), beneficiando 45 cooperados do bairro Santa Maria.

ADSCN1365 b iniciativa também permitirá a instituição controlar os impactos ambientais provenientes dos resíduos sólidos e se adequar ao Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que instituiu a separação de resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, fortalecendo essas organizações e contribuindo para a inclusão socioeconômica desse segmento.

Desde o final do ano passado os setores administrativos e salas de aula do Campus Aracaju recebem a visita dos estudantes José Carlos Silva Gomes, Marivânia Pereira dos Santos e Rosivânia dos Santos Marques, mobilizadores da campanha, para orientar servidores (técnicos administrativos e docentes), alunos e terceirizados e informa-los a respeito do projeto. Foram fixados adesivos em mais de 500 coletores de lixo espalhados pelo campus, além de banners colocados em locais estratégicos.

DSCN1359 b DSCN1341 700px DSCN1318 700px

“Estamos correndo atrás de resultados positivos. Para que essa implantação aconteça efetivamente é necessário que a comunidade faça a separação adequada dos resíduos, observando o local correto para sua destinação, conforme a sinalização”, afirma José Carlos Gomes, estudante do 6º período de Saneamento Ambiental. A aluna Marivânia dos Santos lembra que uma simples atitude, como separar o lixo seco do lixo úmido, é ecologicamente correto. “Parece fácil, mas na prática não observamos essa ação”, acrescenta.

Os estudantes estão sendo orientados pelas servidoras técnicas administrativas Florilda Vieira da Silva, coordenadora de Laboratório da Construção Civil, e a pedagoga Dayse Vespasiano de Assis, da Graduação do Campus Aracaju.

Compromisso com o ambiente

A iniciativa de implantar o projeto de coleta seletiva solidária partiu dos próprios estudantes, em 2014, durante a disciplina Gestão de Resíduo Sólido, ministrada pela professora Kelma Maria Vitorino Almeida. “Achamos viável fazer um projeto oferecendo soluções para a problemática dos resíduos sólidos gerados no Campus Aracaju”, explica a aluna Rosivânia Marques.

Os estudantes apresentaram a proposta à pedagoga Dayse Vespasiano e ela abraçou a ideia, juntamente com a servidora Florilda Vieira. Os trabalhos começaram em julho, e, até o final do ano passado, foram realizadas quatro pesagens para saber o quantitativo de resíduo reciclável.

grafico coleta seletivaO resultado dessas pesagens totalizou aproximadamente 253 quilos e indicou que a maior parte dos resíduos sólidos do Campus Aracaju é de rejeitos (56%), seguidos de plásticos (19%), papéis (19%) e vidros e metais (5%).

“Diante desse resultado foi possível habilitar a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) para realizar a coleta solidária”, explica a orientadora do projeto Florilda Vieira.

A pedagoga Dayse Vespasiano acrescenta que a campanha de conscientização vai prosseguir até que se consiga atingir um resultado positivo junto à comunidade acadêmica. “Essa ação contribuirá com medidas que visem à criação do Projeto de Resíduos Sólidos do Instituto Federal de Sergipe”, afirma.

Fórum Mundial

DSCN1292 700pxEsse projeto está inscrito na Mostra de Pôsteres do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontecerá no Recife (PE) em maio de 2015. A lista dos trabalhos aprovados sairá dia 30 de março.Em outubro do ano passado, a pesquisa foi apresentada na Semana de Ciência e Tecnologia do IFS.

A coleta seletiva solidária é um projeto aprovado por edital do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa de Técnico-Administrativo da Educação/PPTAE, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão do IFS.

Ascom - Campus Aracaju

registrado em: