Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Projeto de estudantes de Engenharia Civil é finalista em concurso nacional
MOBILIDADE URBANA

Projeto de estudantes de Engenharia Civil é finalista em concurso nacional

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h34 | Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 08h52

projeto engCompetindo com graduandos de todo o país, eles conseguiram se classificar para a etapa final que vai escolher o projeto para paradas de ônibus da cidade de São Cristóvão

Pensar em paradas de ônibus funcionais, acessíveis e originais foi o desafio encarado por um grupo de cinco estudantes do quarto período do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju). Sob orientação do professor Pablo Gleydson de Souza, o projeto está entre os finalistas do concurso de âmbito nacional que irá escolher os pontos de ônibus da cidade sergipana de São Cristóvão.

Competindo com graduandos de Engenharia Civil, Design e Arquitetura de todo o país – total de 15 projetos participantes, os alunos do IFS obtiveram a terceira colocação e agora aguardam a votação popular que ocorre entre os dias 6 e 10 de setembro de 2018. “O desafio foi pensar em um design que atendesse às normas de acessibilidade, com respeito ao fluxo de pedestres, com material durável e de fácil replicação. Também tivemos como objetivo desenvolver um projeto discreto, para não contrastar com a arquitetura da cidade”, explica Felipe Viana, estudante de Engenharia Civil e membro do grupo de finalistas.

Segundo Maxsuel Araújo, também integrante do grupo que desenvolveu o projeto, o grupo gostou muito do resultado do trabalho e estava esperançoso em ter chances no concurso, mas não imaginava que se colocaria tão bem. “Essa foi uma oportunidade muito especial de colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, pensando tanto no quesito estético como de funcionalidade do projeto. Pudemos contar com ajuda de diversos professores, inclusive o nosso orientador, Pablo Glaydson, que agregou muito conhecimento de arquitetura”, comemora. Além de Felipe Viana e Maxsuel Araújo, o grupo é composto também por Jonas Costa, Isabele Paiva e Winícius Marcelino.

Para participar da etapa de escolha popular, o interessado pode ir em um dos pontos de votação. No dia 06 de setembro, a estrutura para votação estará na feira do Rosa Elze, a partir das 16h. No dia 07 de setembro, na Praça da Matriz, Centro Histórico, a partir das 14h. Já em 08 de setembro, na feira do Eduardo Gomes, das 9h às 17h. Por fim, no dia 10 de setembro, no terminal da UFS, das 9h às 17h.