Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Informações Úteis - ASSRI
Início do conteúdo da página

Informações Úteis - ASSRI

Criado: Terça, 26 de Março de 2019, 15h16 | Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 15h16 | Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h06

GettyImages 57796577411

Informações para brasileiros: 


 

GettyImages 1251523666

Passaporte e preparação para viagem:

O passaporte é um Documento de Viagem que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas

vistos e autorizações. Al

ém do Passaporte Comum, também são Documentos de Viagem emitidos por aqui: Passaporte de Emergência, Passaporte para Estrangeiro e Laissez-Passer.

Orientação para solicitação de passaporte comum.

Sistema Consular Integrado - SCI

 

 


 Assistência à brasileiros no exterior: 

As Embaixadas do Brasil têm o papel de representar o país no exterior e estabelecer relações diplomáticas com as demais nações, enquanto os consulados têm a função de prestar atendimento aos cidadãos brasileiros que necessitam de assistência ou estrangeiros que desejam obter informações, documentos ou vistos para viajar ao país. No entanto, na ausência de consulados, a Embaixada pode realizar o atendimento consular. 

Lista de jurisdições consulares do Brasil no exterior

Cidadãos brasileiros em países sem representação brasileira podem também accionar, se houver, repartições de países pertencentes ao Mercosul, por força do Mecanismo de Cooperação Consular do Mercosul. (Fonte: MRE)

 


Exames de Proficiência

O exame de proficiência é o meio mais comum de um candidato comprovar o nível de conhecimento teórico e prático em um idioma estrangeiro. Geralmente requerido pelas instituições de ensino no exterior, os exames possuem diferentes sistemas de avaliação e determinação do grau de proficiência. 

 

É importante dizer que, para alguns testes de proficiência, não existe “aprovação” ou “reprovação”, ao final do exame todo candidato recebe uma média de diagnóstico do seu nível de proficiência.

GettyImages 1248119058

 

Por isso, é necessário verificar junto às instituições quais exames são aceitos e qual a média ou grau mínimo de proficiência requerido por elas naquele idioma, as médias variam de acordo com os parâmetros das instituições e o tipo de atividade a ser desempenhada pelo candidato.


Inglês:


TOEFL ITP 

(Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program)

“Pode ser realizado tanto em papel quanto online, dependendo do caso. Mas em todos os casos, são três seções: compreensão auditiva, compreensão leitora e “estrutura da língua”.

O TOEFL ITP pode ser aceito para ingresso em cursos de curta duração, pelos quais a conclusão dos estudos será feita no país de origem. O TOEFL IBT é largamente aceito, principalmente para cursos completos no exterior, como bacharelado e MBA, por exemplo.

Em outras palavras, a instituição ou programa acadêmico é quem vai determinar que modalidade do exame será aceita. Por isso, antes de fazer qualquer um dos exames TOEFL é crucial ter certeza de qual modalidade é solicitada pela instituição desejada.” (Fonte: Estudar Fora.)

Entenda as diferenças entre o TOEFL ITP e TOEFL IBT



TOEFL iBT

 (Test of English as a Foreign Language - Internet-based Test)

“O TOEFL IBT (Interned Based Test) é um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) necessárias para alguém fluente em inglês. 

Ele é aceito em mais de 11 mil universidades e outras instituições em mais de 150 países, incluindo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e por toda a Europa e Ásia.”

Descubra onde realizar os testes e as datas

O máximo de pontos possíveis de ser alcançado varia de cada tipo de exame, e cada universidade possui uma nota mínima requerida para estudantes internacionais. Ou seja, em algumas universidades em uma prova como TOEFL iBT pode ser requerido o mínimo de 83 pontos, em outras pode ser 90 ou ainda 100. Por isso, é necessário saber quais notas você precisa de acordo com as instituições de destino que você está aplicando ou para onde irá estudar, essas informações costumam ser disponibilizadas nas abas de “International Students” das respectivas instituições.


IELTS

(International English Language Testing System)

“O IELTS é o exame de proficiência em inglês mais popular. Ele foi desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliações de língua inglesa e estuda habilidades como: Listening (compreensão auditiva), Reading (leitura), Writing (escrita) e Speaking (conversação).” (Fonte: BritishCouncil)

Descubra mais sobre qual exame IELTS realizar e os locais de aplicação, preços e datas.

Saiba mais sobre os principais exames de proficiência, suas funções, diferenças e outras informações. 


Espanhol:



DELE

(Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira)

Diferente dos padrões comuns de avaliação de proficiência, o DELE funciona em um sistema de aprovação/reprovação, e é emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. 

O teste é aplicado a fim de comprovar ou não o grau de habilidades escritas, auditivas, orais e de compreensão de leitura pelo candidato em um determinado nível. Isto é, no momento de inscrição o candidato solicita para qual nível de proficiência deseja comprovar seus conhecimentos, variando do nível mais iniciante (A1) até o mais avançado (C2), havendo uma nota mínima ser alcançada a fim de ser aprovado e receber o diploma de comprovação. 

Nesse tipo de avaliação, o valor dos exames também varia de acordo com o nível desejado. A vantagem do DELE é sua certificação que tem validade vitalícia. 

SIELE

(Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española)

Juntamente com o DELE, o SIELE é um dos testes de proficiência em Espanhol mais reconhecido e aceito no mundo. Diferente do DELE, o SIELE oferece um exame completo de certificação no idioma para os candidatos que desejam identificar seu nível de fluência, assim como oferece testes que testam parcialmente os seus conhecimentos. Este teste é realizado online e com datas flexíveis a serem escolhidas pelo candidato, e os resultados são emitidos eletronicamente após três semanas com validade de 5 anos. 

Diferenças entre o DELE e o SIELE

CELU 

(Certificado de Español Lengua y Uso)

O exame de proficiência CELU objetiva avaliar o desempenho das habilidades orais e escritas em língua espanhola, sendo o único exame reconhecido pelo Ministério da Educação e avaliado pelo Ministério das Relações Exteriores da República Argentina. Este  é dividido em duas etapas: oral e escrita, e ao final o aplicante recebe uma classificação do seu nível de proficiência. 

Os exames são aplicados durante todo o ano em datas e locais específicos, é necessário verificar essas informações junto com a agência aplicadora exame. Apesar de não ser o exame mais comum para os que desejam comprovar seus conhecimentos na língua, o CELU possui um custo relativamente reduzido quando comparado a outros e tem validade indeterminada. 

 


Francês:


 

DELF

(Diplôme d’Etudes en Langue Française)

O DELF assim como o DALF são diplomas de proficiência em Francês reconhecidos em todo mundo e com caráter de validade vitalício, útil para instituições de ensino assim como para empresas. No entanto, o  DELF oferece comprovação em níveis específicos de proficiência, o candidato deve escolher para qual dos primeiros 4 níveis do Quadro Comum Europeu (A1 até B2) deseja atestar seus conhecimentos nas áreas da escrita, leitura, fala e escuta. Dessa forma, é necessário atingir uma pontuação mínima para receber o diploma de comprovação. 

DALF 

(Diplôme Approfondi de Langue Française)

O DALF assim como o DELF são diplomas de proficiência em Francês reconhecidos em todo mundo e com caráter de validade vitalício. No entanto, diferente do DELF, o DALF tem foco nos níveis avançados do idioma (C1 e C2), exigindo que seus candidatos tenham alto grau de fluência no idioma para serem aprovados. Costuma ser o diploma mais indicado para quem pretende realizar mestrado ou deseja trabalhar no exterior utilizando o idioma. Assim como o DELF, o DALF atesta as quatro habilidades: escrita, leitura, fala e escuta.

            Mais informações: DALF, DELF e TCF 

TCF

(Test de Connaissance du Français)

O TCF também é uma prova oficial do Ministério da Educação da França. Diferentemente do DELF e do DALF, no entanto, o TCF é um atestado de proficiência, ele busca avaliar e validar o conhecimento na língua de modo geral. Ao final do exame o candidato é classificado de acordo com a escala do Quadro Comum Europeu (A1 até C2). O TCF pode possuir algumas modalidades destinadas a pessoas que desejam atestar um conhecimento em Francês para fins específicos. Se tratando de um atestado, ele possui validade de 2 anos e sua aplicação pode ser feita no modo presencial e online. 


Informações para Estrangeiros:


Vistos para viajar ao Brasil 

 

A emissão de vistos brasileiros é uma competência do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para realizar o procedimento de solicitação de visto é necessário procurar embaixadas e consulados brasileiros no exterior que autorizam o ingresso e a estada de estrangeiros no Território Nacional. Vistos brasileiros não são concedidos no território nacional. 

 

 

O visto é uma mera expectativa de direito, ou seja, o ingresso ou a estada do estrangeiro no Brasil pode ser vetada pelas autoridades competentes.

  

(Caso você esteja em uma das localidades listadas, os serviços consulares do Brasil poderão ser acionados à distância nas respectivas repartições listadas: confira a lista.)

 

Para saber se você precisa solicitar visto para sua estadia no Brasil (à trabalho, estudo, residência, turismo, ou missões específicas), quais documentos você precisará preencher, e demais informações consulte o portal consular do Itamaraty (MRE)

 


Assistência à estrangeiros em território nacional:

 Localização dos consulados brasileiros no Brasil:

 

Norte: 

  • Manaus mapa1654

Nordeste:

Centro-oeste:

Sudeste:

Sul: 

 


Estudantes Internacionais: 

Se você é um estudante estrangeiro vindo para o Brasil para fins estudantis, consulte  a documentação necessária. 

Cidadãos de países membros da CPLP:

Alunos e alunas advindos de países membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) podem possuir condições especiais para ingresso no território brasileiros para fins acadêmicos e profissionais, clique aqui para mais informações.

Cidadãos do MERCOSUL:

Nacionais dos Estados signatários do Acordo de Residência do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) podem estabelecer residência temporária no Brasil, por meio de solicitação do Visto de Residência Temporária do Mercosul (VITEM XIII) ou, sem necessidade de visto, diretamente junto ao Ministério da Justiça

Solicitantes de refúgio, asilo, naturalização e residência permanente:

Se você deseja ter acesso a informações específicas para solicitação de asilo ou refúgio, requerer naturalização e/ou residência, e saber mais sobre a legislação migratória brasileira, acesse o site do Ministério da Justiça

Mais informações: Convênio PEC-G


 Exame de Proficiência em Português (para estrangeiros):

Celp-Bras

(Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros )

O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior, sendo aceito em universidades e empresas brasileiras, bem como nos processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.

O exame é composto por duas etapas: escrita e oral. Ele é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, a exemplo do Centros Culturais Brasileiros (CCBs). Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.calpbras

O Celpe-Bras não tem data de validade nem determina o nível que deve ser exigido para determinada função, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições que o exigem. 

Mais informações: Ministério da Educação, Inep ou pelo site do Celpe-Bras.

Confira onde fazer a prova no Brasil.

Confira onde fazer a prova no exterior.

 

Contato:

  • Autoatendimento
  • Telefone: 0800 616161
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rede Brasil Cultural 

 

Os Centros Culturais Brasileiros (CCBs) são extensões de embaixadas em que se oferecem cursos de língua portuguesa, bem como de dança, música, culinária e artes plásticas, entre outras atividades. Atualmente, existem treze centros nas Américas, seis na África, três na Europa e dois no Oriente Médio.

 

Mais informações: Rede Centros Culturais Brasileiros (CCBs) 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página