Alunos do IFS conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes
Conquista incluiu ainda prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que ocorreu paralelamente à mostra
Pelo segundo ano consecutivo a equipe do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância conseguiu excelente desempenho na Mostra Brasileira de Foguetes, (MOBFOG), que ocorre paralelamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e este ano reuniu 150 mil estudantes. O resultado classificou os competidores para a XX Jornada de Foguetes em Barra do Piraí-RJ, realizada no mês de novembro com a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país.
Os alunos dos cursos integrado de Edificações, Matheus Santos Oliveira, 18 anos, e de Eletrotécnica, Luís Paulo Menezes Ávila, 16, e Lucas Batista Serafim, 16 anos, conquistaram medalha de prata na categoria nível IV da mostra. O foguete desenvolvido por eles conseguiu alcançar 200 m de distância horizontal e foi produzido a partir de materiais simples, como garrafa pet, cano de pvc e uma solução a base de bicarbonato de sódio e vinagre.
“Com dedicação e força de vontade a gente chega a qualquer lugar. Estudamos muito o melhor formato, fizemos vários testes, usamos a imaginação e melhoramos a técnica. Aprimoramos a aerodinâmica e a qualidade da reação química, o que tornou o foguete mais veloz e eficiente”, explicou Luís Ávila.
Competitividade
A equipe foi orientada pelo professor de Física e coordenador de Pesquisa e Extensão (Copex) do campus, Tiago Cordeiro de Oliveira, que sempre incentiva os alunos a aprimorar seus conhecimentos em atividades práticas e competições. “Participar de disputadas nacionais de cunho científico são um excelente incentivo para que os alunos aprendam cada vez mais, se envolvem em pesquisa e extensão e sirvam de inspiração para os demais colegas”, ressaltou.
Os alunos do IFS – Campus Estância sempre conquistam bons resultados em competições científicas. Em 2018, Matheus Santos Oliveira (categoria 2ª série) e Lázaro Alberto de Araújo (categoria 3ª série) levaram o bronze na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que incluiu provas objetiva e discursiva. Luís Ávila conquistou menção honrosa nas olimpíadas brasileiras de Matemática e de Informática.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. Foguetes e bases de lançamentos podem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. O planejamento e a execução dos trabalhos exige conhecimentos nas áreas de física, engenharia aerodinâmica, matemática e movimento parabólico.
Redes Sociais