Workshop Aprendizagem digital promove intercâmbio de experiências
Professores e equipe multidisciplinar de diversos campi discutem alternativas para a construção de um modelo de ensino remoto no IFS
Por Carole Ferreira da Cruz
Os professores e a equipe multidisciplinar do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância estão envolvidos com atividades, discussões e capacitações para a construção de alternativas rumo à implantação do ensino remoto. Os esforços da direção e dos servidores culminaram com o workshop Aprendizagem digital: desafios e estratégias de ensinagem, que ocorreu semana passada por meio de uma viodeoconferência na plataforma Google Meet com a participação de profissionais de outros campi e de instituições externas.
O evento proporcionou o compartilhamento de saberes e experiências no âmbito das novas tecnologias, apresentou as possibilidades de uso das ferramentas e metodologias disponíveis para a preparação e o planejamento das aulas e abordou temas relevantes para a educação no cenário pós-pandemia de Covid-19, tais como: aprendizagem, estratégias e objetos digitais, produção de material didático e alternativas pedagógicas em tempos de isolamento social.
Durante a programação os participantes tiveram a oportunidade de conhecer exemplos bem-sucedidos do acompanhamento remoto que os professores têm conseguido oferecer aos alunos do Campus Estância e puderam tirar dúvidas, fazer perguntas e esclarecer questões por meio de chats, que contaram com uma rica e ativa interação. Foram promovidas oficinas temáticas, que apresentaram conteúdo útil e proveitoso para a aprendizagem digital, a exemplo de como produzir videoaulas em casa com poucos recursos.
Segundo o gerente de Ensino do Campus Estância, Antônio Fernandes Antero Cardoso dos Santos, o workshop proporcionou momentos de capacitação e vivência que abriram um leque de possibilidades sobre o uso de ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas numa perspectiva de ensino remoto. “Além das oficinas de formação, os momentos de troca de experiências foram muito proveitosos e deixaram claro o comprometimento de todos na busca de alternativas para a minimização dos efeitos da pandemia em nossa instituição”, ressaltou.
Para a palestrante Izabella Matos, da Engecursos, que abordou os desafios da experiência digital no contexto atual, o evento abriu espaço para uma nova visão da prática do educador e mostrou que nesse período emergencial a prioridade é a aprendizagem dos alunos, viabilizada pelos recursos e meios digitais. “Esse momento nos fez refletir sobre os desafios apresentados para essa nova era. Vivemos na era onlife, estamos além de uma conexão de rede e precisamos nos fazer presentes na vida de nossos estudantes”, salientou.
Intercâmbio de experiências
A possibilidade de trocar experiências com servidores de diversos campi num momento tão desafiador foi o que mais agradou Danyelle Mousinho Medeiros Santana, da coordenadoria do curso técnico de Eletrônica (COELN) do Campus Aracaju. “O evento me surpreendeu muito. Os colegas se dedicaram a aprender, compartilharam as experiências, mostraram um leque de possibilidades e isso nos motivou, nos encorajou a testar algumas ferramentas e despertou em nós a curiosidade e a vontade de conseguir. Gostei muito do espaço de compartilhar, de interagir e trocar ideias”, destacou.
A professora do Campus Estância, Arilmara Abade Bandeira, considerou esse intercâmbio fundamental para a atualização profissional. “Contamos com a participação de pessoas de fora, tivemos a oportunidade de partilhar o que estávamos experimentando e aprendendo, as dificuldades de cada um e nossa preocupação com os nossos alunos. Junto com o professor Herbet, que assim como eu está na faixa dos 60 anos, pude mostrar que embora seja difícil trabalhar com informática avançada, tem como fazer. A gente se ajuda e no final dá tudo certo”, relatou.
O professor do Campus São Cristóvão, Antônio José J. Santos, que ensinou como produzir videoaulas em casa, ficou tão entusiasmado com o resultado do workshop que sugeriu compilar as partes mais relevantes para compartilhar com a sociedade. “O evento foi um sucesso e uma grande oportunidade para os professores do IFS porque pôde mostrar o quanto somos capazes de transformar o ensino com o compartilhamento das nossas práticas pedagógicas”, comemorou.
Redes Sociais