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RESULTADOS

IFS está entre as melhores escolas públicas de Sergipe, segundo ranking do Enem

Escrito por ADRINE CABRAL CASADO | Criado: Terça, 07 de Julho de 2020, 18h53 | Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 18h53 | Última atualização em Quarta, 08 de Julho de 2020, 12h27

Em 2019, campi da instituição conquistaram a 1ª, a 3ª, a 5ª e a 11ª colocações entre as instituições públicas de Sergipe no exame. 

Ranking 2019 1Mais uma vez o Instituto Federal de Sergipe (IFS) está em destaque no ranking dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 entre as instituições de ensino do estado, segundo a base de dados do Ministério da Educação (MEC). Despontando na 1ª, na 3ª, na 5ª e na 11ª colocações, os campi Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Estância – respectivamente -, atribuem esse resultado ao empenho e à qualificação do corpo docente e dos servidores administrativos, juntamente com os investimentos em infraestrutura (como laboratórios e biblioteca equipados) e o apoio ao estudante através da assistência estudantil, formada por uma equipe multidisciplinar.

Ranking 2019 5Esse tripé entre qualificação profissional, estrutura e assistência é a base, segundo o professor e diretor-geral Elber Gama, para o Campus Aracaju conquistar o 1º lugar entre as escolas públicas de Sergipe. “O trabalho e esforço coletivos, desprendidos em prol da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade tem nos garantido galgar excelentes resultados, ratificando o trabalho profícuo e compromisso. Toda a comunidade está de parabéns e convicta de estar no caminho certo, o da excelência na educação pública” comemora Elber, que destaca ser a sexta vez consecutiva que o campus ocupa essa colocação.

Ranking 2019 4Ensino contextualizado

Além do 3º lugar no ranking geral das escolas públicas de todo o estado, o Campus Lagarto conquistou mais uma vez a 1ª colocação entre as escolas públicas do interior sergipano e também entre as instituições públicas de ensino da cidade. Na análise do diretor-geral, professor José Osman dos Santos, a proposta pedagógica diferenciada do IFS é um dos propulsores desse desempenho, pois alinha os conteúdos estudados nas disciplinas com o mundo do trabalho e com as tecnologias de cada área.

“É importante ressaltar que não se pode avaliar a qualidade educacional através desse ranking, pois para entender qualidade de ensino e aprendizagem seria necessário ouvir a comunidade acadêmica. Mas, por ser uma prova contextualizada, o Enem nos oferece uma boa referência quanto à nossa proposta pedagógica. E o IFS, em especial Campus Lagarto, se destaca justamente porque nossos alunos conseguem ter uma visão ampla das disciplinas básicas do exame (química, física, biologia, história etc) com as disciplinas do conteúdo técnico voltado para o trabalho. É um processo interdisciplinar pautado no diálogo que amplia a visão do aluno”, analisa o diretor-geral do Campus Lagarto.

Dedicação

Ranking 2019 3O Campus Itabaiana, por sua vez, está em 5º lugar entre as escolas públicas de todo o estado, e em 1º entre as da cidade no resultado de 2019. Trata-se de um avanço no ranking porque, no resultado de 2018, o campus tinha ficado em 8ª colocação no Estado. “Essa posição de destaque no Enem é mais um resultado do tipo de formação que oferecemos: mais completa, e que proporciona o aluno uma aprendizagem que leva à reflexão do material que é apresentado, e as provas do Enem se encaminham para esse eixo. Esse modelo de ensino alinhado à qualidade de nosso corpo docente, e o engajamento dos alunos e dos técnicos proporcionam uma formação que, além de resultados positivos no Enem, formam pessoas capacitadas, críticas e preparadas para o mundo do trabalho”, pontua o professor José Rocha Filho, diretor-geral do Campus Itabaiana.

Ranking 2019 2Conquistando a 11ª colocação entre todas as escolas públicas em Sergipe está o Campus Estância do IFS. Nesse ano, além de estar no 1º lugar entre as públicas da cidade, ficou também na 2ª colocação geral da cidade, contato escolas públicas e privadas. Apesar de ser uma instituição mais voltada para a integração entre as disciplinas tradicionais do ensino médio e as disciplinas técnicas, não necessariamente para o Enem, a diretora-geral do Campus, professora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, ressalta que o êxito nesses dados tem origem em muitos fatores.

“Um deles é, sem dúvida, o comprometimento e o acompanhamento da equipe no processo de ensino e aprendizagem. Nosso planejamento anual acontece de forma dialogada, estabelecemos a rotina de reuniões semanais, e assim conseguimos identificar e melhor direcionar as demandas da comunidade. Nossos estudantes têm oportunidades para participar de projetos de pesquisa, extensão, de vivências para além dos muros do Campus possibilitando-lhes o protagonismo e o acesso a um mundo de possibilidades que não se limitam aos conteúdos programáticos dos componentes curriculares”, detalha a diretora.

E o Campus São Cristóvão do IFS obteve um importante avanço na comparação entre os rankings no Enem das escolas entre 2018 e 2019. Isso porque saltou da 37ª posição em 2018 para a 20ª em 2019. “Fiamos extremamente felizes com a colocação que obtivemos, refletindo o empenho de toda a comunidade, pois entendemos que o resultado é bruto de um trabalho coletivo envolvendo técnicos, docentes e discentes. Entretanto, ao longo de 2019, a partir de uma ideia do prof. Francisco Carvalho Nogueira Júnior, com o apoio de diversos professores, o Campus disponibilizou aulas voltadas especificamente para as provas do Enem. Esse trabalho, por certo, refletiu na melhora sensível no resultado de 2018 em comparação com 2019”, orgulha-se Marco Arlindo.

Relação entre renda e educação

Os dados do ranking do Enem de 2019 entre as escolas revelam uma situação que chama a atenção de pesquisadores e profissionais de educação: a relação entre a condição socioeconômica dos estudantes e a colocação das instituições no ranking. É possível perceber, por exemplo, que a renda média familiar entre os estudantes da escola que ficou em primeiro lugar geral entre todas as instituições (públicas e privadas) é de mais de R$ 15 mil. Já os alunos do Campus Aracaju, que ficou em 1º lugar entre as escolas públicas e 24º lugar geral, é de pouco mais de R$ 2,3 mil.

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