Página inicial > Últimas Notícias > IFS realizará rodas de conversa alusivas ao Setembro Amarelo
SAÚDE MENTAL

IFS realizará rodas de conversa alusivas ao Setembro Amarelo

Criado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 12h06 | Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 12h06 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 16h23

Eventos on-line são iniciativas de profissionais de Psicologia do Instituto

Por: Monique de Sá

Dando continuidade às ações em apoio ao Setembro Amarelo, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizará mais dois eventos alusivos à campanha mundial. O primeiro será uma roda de conversa organizada pelas psicólogas do campus Aracaju e o segundo evento traz uma ação integrada entre profissionais de Psicologia da instituição.

De acordo com a psicóloga do IFS Aracaju, Karen Gomes, a promoção, a prevenção e os cuidados com a saúde mental devem acontecer cotidianamente, mas ela destaca que especificamente neste mês, a campanha atua como marco para a questão que é de saúde pública.

“O Setembro Amarelo é um reforço sobre a importância de darmos atenção às emoções e às pessoas com quem convivemos, especialmente neste contexto de isolamento. Falar sobre suicídio não necessariamente induz a sua prática, uma vez que grande parte das pessoas que tentam ou que tiram as próprias vidas já vinham atravessando um sofrimento psíquico e possivelmente também de adoecimento”, explica a psicóloga.

CONFIRA OS EVENTOS:

25/09: roda de conversa – Campus Aracaju

As psicólogas do Campus Aracaju, Karen Gomes, Beatriz Fonseca e Fabiana de Oliveira, em conjunto com o Grêmio Estudantil e com a Coordenadoria de Ciências Sociais e Humanas (CCHS), promoverão uma roda de conversa, através do aplicativo Google Meet, no link: http://meet.google.com/ert-tqcb-yxc . O encontro ocorrerá às 15h e será destinado a toda comunidade acadêmica.
A sensibilidade da temática exige cautela e cuidado em sua abordagem, por isso Karen explica que um dos objetivos do evento on-line é proporcionar o acesso a informações confiáveis, garantindo que estas cheguem ao máximo de pessoas. “Tanto no sentido para o autocuidado, quanto na busca por profissionais e por serviços de saúde. Um viés desta campanha é nos mantermos atentos e atentas às pessoas com quem convivemos, formando uma rede de apoio e suporte mútuos”, diz Karen.

29/09: roda de conversa – Psicologia

Com o tema: “Psicologia, câmera e interação - saúde mental na pandemia”, os profissionais de Psicologia do Instituto convidam a comunidade acadêmica para participar de uma roda de conversa, que será realizada em 29 de setembro, às 14h, no Google Meet, através do link: https://meet.google.com/qme-ikxf-efc . O evento terá como objetivo a apresentação de novas lentes para a construção de um olhar sobre saúde mental no atual contexto.
Christianne Rocha, psicóloga da Pró-reitoria de Ensino (Proen), orienta os participantes que utilizem apenas o e-mail acadêmico para entrar na plataforma. Além disso, ela lembra que esta ação é alusiva à tradicional campanha nacional do Setembro Amarelo. “Compreendemos que prevenção e promoção em saúde mental devem ser feitas durante todo o ano. E estamos atentos e à disposição da comunidade do IFS”, ressalta.

Origem da campanha

O Setembro Amarelo teve início em 1994 quando o jovem Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu o suicídio. Seus pais e amigos não perceberam que ele tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. No dia do seu velório, amigos e familiares fizeram uma cesta com fitas amarelas e cartões que traziam os seguintes dizeres: “Se você precisar, peça ajuda”. Em 2003 a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para simbolizar a ação.

registrado em: