SNCT apresenta oportunidades de bolsas de pós-graduação no exterior
Alunos e professores interessados em Inteligência Artificial têm a chance de estudar em Abu Dhabi e Portugal
Por Carole Ferreira da Cruz
Alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) terão a oportunidade de saber como obter bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado na Mohamed Bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), a primeira universidade de pesquisa focada exclusivamente em inteligência artificial. A iniciativa faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 19 a 23 de outubro no formato on-line.
O pré-requisitos e exigências para conseguir as bolsas serão apresentados durante a palestra de Caroline Gonzalez, responsável pelo recrutamento de talentos da América Latina para a MBZUAI, sediada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio. “Estamos comprometidos em ter um corpo discente internacional vibrante e identificamos o Brasil como um país cujo talento científico deve ser representado nos nossos laboratórios”, ressaltou.
Segundo Caroline Gonzalez, em 2020 a Mohamed Bin Zayed University começou a fazer o recrutamento de pesquisadores no continente latino-americano, mas devido à pandemia de Covid-19 as visitas agendadas a universidades no Brasil foram canceladas. “Esse é o primeiro evento brasileiro onde iremos promover nossas bolsas. Sabemos que vivemos tempos desafiadores para muitas universidades, estudantes e jovens profissionais, mas queremos que eles saibam que ainda há muitas oportunidades educacionais para aproveitarem”, lembrou.
Pesquisa
A MBZUAI ambiciona reunir os melhores cérebros de todo o mundo com o objetivo de promover o avanço da pesquisa científica e do uso da Inteligência Artificial (IA). A meta da universidade é atender não somente demandas de governos, de instituições e do mercado, mas, sobretudo, resolver questões e buscar soluções para os dilemas da humanidade a partir das aplicações de dispositivos inteligentes.
As oportunidades para se aprofundar no estudo da IA vão além. Em Portugal acaba de ser criado o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial no Instituto Politécnico do Porto (IPP), que contou com a contribuição decisiva do professor Carlos Fernando da Silva Ramos, palestrante internacional que vai abrir a SNCT. Durante a palestra Escola inteligente: a inteligência artificial transformando a educação, Carlos Ramos vai orientar alunos e professores que desejem ingressar no mestrado.
Comprometido com o avanço dessa área que é estratégica no cenário internacional, o IFS estreitou o diálogo com instituições de ensino estrangeiras, a exemplo de Portugal. “Reconhecendo a necessidade de formar mais pessoas na área fiz a proposta em Portugal da criação de um Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial, o único com uma visão ampla da IA e com Inteligência Artificial no nome. Acredito que no Brasil também estejam para surgir em breve os mestrados em IA e terei todo o gosto em poder ajudar nessa tarefa”, destacou Carlos Ramos.
Parcerias
De acordo com o Assessor Internacional do IFS, Frederico Chaves Sampaio Júnior, as parcerias com universidades e centros de pesquisa fora do Brasil abrem caminho para que alunos e professores do instituto aprofundem seus conhecimentos e contribuam com o desenvolvimento da ciência. “A presença desses dois palestrantes vai apresentar à comunidade o que há de mais moderno e sofisticado na área de IA e, concomitantemente, abrirá as portas para a realização de pós-graduações no exterior”, enfatizou.
É a primeira vez que o IFS traz palestrantes estrangeiros para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A crise sanitária decorrente da pandemia restringiu as interações presenciais, mas, ao mesmo tempo, ampliou as possibilidades de promoção de encontros remotos com especialistas e pesquisadores a partir do auxílio das novas tecnologias digitais, o que dificilmente poderia ocorrer em situações normais, seja por restrições orçamentárias ou de agenda.
Sobre os palestrantes
Caroline González trabalha há mais de 15 anos com tecnologia educacional e parcerias estratégicas nos Estados Unidos. Como oficial de divulgação do Institute of International Education, ela é responsável pelo recrutamento de talentos da América Latina para a MBZUAI, a primeira universidade de pesquisa com foco em inteligência artificial. Caroline é natural do México e estudou na Universidade de Yale e na Escola de Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Columbia.
O professor Carlos Ramos é coordenador principal do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, e diretor do Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial do ISEP/IPP. Ele fundou e dirigiu o Grupo de Pesquisa em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD) e tem estabelecido parcerias com Institutos Federais do Brasil em diversos projetos internacionais de pesquisa e inovação pedagógica.
Para mais informações sobre os programas de pós-graduação da MBZUAI e do IPP, acesse:
Redes Sociais