Página inicial > Últimas Notícias > SNCT 2020 supera desafios e registra recorde de participação
C&T

SNCT 2020 supera desafios e registra recorde de participação

Criado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 18h25 | Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 07h51 | Última atualização em Sexta, 30 de Outubro de 2020, 16h19

Foram aproximadamente 62 mil visualizações e mais de 83 horas de palestras e apresentação de trabalhos, com participações locais, nacionais e internacionais

SNCT 4Entre os dias 19 e 23 de outubro, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizou a 17ª edição de sua Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex), o evento foi realizado ao longo de 16 anos de maneira presencial e, a cada ano, em formato maior e englobando uma programação complexa. Em 2020, diante da pandemia de Covid-19, a organização precisou inovar em suas estratégias para manter a qualidade já conquistada, mesmo com a necessidade de distanciamento social.

E, assim, a SNCT deste ano foi realizada de maneira virtual, por meio da plataforma do Youtube, através de lives no canal IFSergipe. Ao todo, foram mais de 83 horas de evento, com recorde de participação: foram aproximadamente 62 mil visualizações das palestras, debates, mesas, mostras, fóruns e muito mais. Para Ruth Sales, reitora do IFS, essa foi uma conquista de toda a comunidade.

SNCT 5“Parabenizo todos os envolvidos direta ou indiretamente na SNCT 2020, seja na organização dos mínimos detalhes à participação na apresentação ou acompanhando a programação. Vocês acreditaram, confiaram e conseguiram entregar um evento de qualidade, mesmo num momento tão incomum no cenário nacional e internacional”, comemora a reitora.

Superação

SNCT1De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Chirlaine Gonçalves, foram muitos os desafios que surgiram ao planejar e realizar um evento já consagrado em um novo formato. “A logística de participação dos nove campi, de participação do público e palestrantes nacionais e internacionais de forma virtual foi desafiador. Com muita superação e dedicação de todos, conseguimos até chegar a um público ampliado, de outros estados e até de outros países”, analisa a pró-reitora.

E foram muitos os momentos marcantes. Além da participação de Carlos Fernando da Silva Ramos, coordenador principal do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, que palestrou sobre o tema central do evento, que foi a Inteligência Artificial, a SNCT debateu sobre seus programas de internacionalização, como a dupla diplomação, palestras de inovação, mostra de produtos técnicos e tecnológicos no combate à Covid-19, lançamento de obras da Editora IFS e muito mais.

SNCT2“Apesar dessa situação delicada em que o mundo se encontra, conseguimos entregar um evento brilhante. Registramos recorde de participação em subeventos, conseguimos palestrantes internacionais como os dos Instituto Politécnico do Porto e da Guarda, em Portugal, dos Emirados Árabes Unidos, do Uruguai, além de palestrantes e participantes de outros estados do Brasil, de outras instituições em Sergipe, de nossos servidores e nossos alunos. Foi gratificante”, comemora Jaime José da Silva Barros, diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFS.

Números

Além das 62 mil visualizações e mais de 83 horas de evento, a SNCT registrou mais de 4 mil inscritos seja no evento como um todo e também nos subeventos. Nos campi, foram 89 subeventos, entre mostras, fóruns, minicursos e muito mais. Para acessar todo o conteúdo, acesse o canal do IFS no Youtube: https://www.youtube.com/c/IFSergipeTV

registrado em: