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TRANSPARÊNCIA

Campus Estância realiza tradicional prestação de contas à comunidade

Criado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 16h27 | Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 16h27 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 19h04

Objetivo é envolver servidores e alunos na construção da gestão participativa e na busca de soluções para superar desafios

Por Carole Ferreira da Cruz

Estância 3Com objetivo de promover a transparência, a gestão democrática e cumprir as metas do Plano Anual de Trabalho (PAT) relativas às boas práticas de governança, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou na última sexta, dia 4 de dezembro, a tradicional prestação de contas à comunidade. Este ano, em função da pandemia de Covid-19, a reunião ocorreu por meio da plataforma Google Meet e foi encerrada com um bingo online de confraternização.

Estância 4Embora 2020 tenha sido um ano atípico e desafiador, os dados apresentados mostram que as metas foram cumpridas, os desafios vencidos e as soluções construídas coletivamente. Em meio às dificuldades, gestores e servidores atuaram de forma sinérgica e comprometida para encontrar as soluções. Prova disso, é que, até o terceiro trimestre, cerca de 90% das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no PAT foram cumpridas, sobretudo nas áreas de gestão de pessoas e relações institucionais, comunicação, assistência estudantil, ensino, extensão e pesquisa.

A matriz orçamentária do campus tem sido limitada em função da conjuntura econômica nacional, o que praticamente inviabiliza ações de capacitação de servidores e investimentos, especialmente após a crise sanitária atual. No entanto, a suspensão do calendário acadêmico e a retomada das aulas na modalidade de ensino remoto emergencial possibilitou uma economia de R$ $135.000,00 nos recursos de custeio, ou seja, nas contas de água e luz. Essa “folga” no orçamento foi usada para investir em materiais, equipamentos e benfeitorias há muito tempo demandadas pela comunidade.

Investimentos

Estância 1Durante os meses em que o campus esteve sem aulas presenciais, foram adquiridos materiais esportivos como bolas, raquetes, redes de tênis e de vôlei, tabuleiro de xadrez, mesa de tênis de mesa, trave de futebol e uniformes, assim como materiais de expediente que desde 2018 estavam sem reposição no almoxarifado. Os recursos foram usados ainda para a montagem de uma quadra de areia para as atividades de educação física e um de ambiente de integração para os servidores composto por redário e mobiliário de pallet.  

Estância 5Outra boa notícia foi a liberação de recursos provenientes de projetos aprovados em emendas parlamentares no valor de R$ 250 mil, que acabaram sendo bem aproveitados em investimentos como: toldos para o estacionamento e as janelas das salas de aula; computadores, nobreaks e estabilizadores para reequipar os laboratórios; e materiais para as atividades de manutenção predial, como areia, bloco, cimento, cabos elétricos, tintas, ferramentas e extintores.

Estância 2O orçamento previsto para 2020 era de R$ 1.890.000 para custeio, R$ 300 mil para auxílio estudantil, R$ 12 mil para capacitação e R$ 0 para investimento, totalizando R$ 2.202.000. Da previsão inicial, o campus recebeu R$ 1.865.456,11 para custeio, R$ 513.649,56 para assistência estudantil - por conta do auxílio inclusão digital destinado ao ensino remoto -, R$ 6.870,00 para capacitação e R$27.049 para investimento, num total de R$ 2.663.024,67. Para 2021, a estimativa preliminar é de R$ 2.202.000, o que representa uma queda de mais de 20% no orçamento.

Estância 6A aprovação de projetos faz parte do esforço do Campus Estância para conseguir outras fontes de recursos, minimizar os impactos da crise e garantir as condições para seguir com a missão de promover uma educação pública, gratuita e de qualidade. “A cada semestre prestamos contas dos recursos usados e das atividades desenvolvidas, envolvemos a comunidade na construção de uma gestão participativa e na busca de alternativas para superar os desafios que se impõem. A aprovação dos projetos de pesquisa e extensão e as parcerias institucionais são prova disso”, ressaltou a diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo.  

Pesquisa e extensão

Em 2020, o Campus Estância conseguiu aprovar 44 projetos nos editais de fomento do IFS e do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e há três anos lidera, proporcionalmente, o ranking de aprovações entre os campi do IFS. A produtividade do campus vem crescendo ano após ano:  em 2018, os servidores aprovaram 28 projetos de pesquisa e extensão. Em 2019, esse número cresceu para 30.  O total de recursos captados, entre taxas de bancada e bolsas de estudantes, chegou a R$ 923.140,00.

Ensino

Na área de ensino, os esforços se concentraram na formação dos professores, na construção de uma proposta para a retomada das aulas de forma remota e no acolhimento dos alunos, especialmente aqueles em condição de vulnerabilidade social. Foram criadas forças-tarefa com a participação decisiva das equipes multidisciplinares e de saúde para atender as demandas da comunidade e viabilizar o retorno do calendário acadêmico em condições adequadas de segurança, sem comprometer a qualidade da educação ofertada pelo IFS.

 “Certamente o fato de estarmos lidando com uma situação sem precedentes gerou em nossa comunidade acadêmica muita ansiedade e preocupação. Dessa forma, a principal conquista da Gerencia de Ensino e das coordenações que a compõem foi diminuir um pouco dessa ansiedade e com isso darmos andamento ao ano letivo nesse novo formato”, destacou o professor Antônio Fernandes Antero Cardoso dos Santos, que atuou como gerente por quase nove meses, desde o início da pandemia. Quem acaba de assumir o cargo é o professor Leonardo Bomfim, que vai comandar a transição para a retomada do ensino presencial.  

A tradicional prestação de contas é bem avaliada pelos servidores. “Essa iniciativa é de grande importância, por que é uma forma de mostrar como estão sendo geridos os recursos públicos e demonstra o compromisso da instituição com uma gestão democrática, transparente e participativa.  Assim, o IFS – Campus Estância consolida uma relação de confiança e parceria com a comunidade para a qual prestamos nossos serviços de educação pública, gratuita e de qualidade”, reconheceu a Técnica em Arquivo, Daniela Santana Santos, coordenadora de Conformidade de Registro de Gestão.

Para o gerente de Administração, Edmilson Menezes da Silva, o compromisso e a dedicação das equipes que atuam no Campus Estância foram o diferencial para que ano de 2020 se encerrasse com um saldo positivo. "Vejo a ação de prestação de contas como importantíssima. Colocamos em prática o objetivo da transparência pública, pois mostramos para toda a comunidade acadêmica o trabalho desenvolvido pela gestão, dentre ações e alocações de recursos. Desse modo, aproximamos toda a comunidade da gestão", avaliou.

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