Página inicial > Últimas Notícias > IFS promove evento sobre Educação Profissional e Tecnológica
EPT

IFS promove evento sobre Educação Profissional e Tecnológica

Criado: Sexta, 05 de Março de 2021, 09h47 | Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 09h47 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 07h27

As palestras serão transmitidas pelo canal do Youtube IFSergipe.

Evento Propex FinalCom o objetivo de discutir o novo ensino médio e escolher os livros didáticos para 2021, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) realiza na quarta-feira, 10, a partir das 15h, o evento online “Educação Profissional e Tecnológica em Debate: Desafios diante do Novo Ensino Médio e do PNLD”.

As palestras abordarão as temáticas: “Novo Ensino Médio e suas implicações para o Ensino Médio Integrado”, ministrada pela integrante da Diretoria de Educação Profissional e Superior do IFS Carla Conceição, e a palestra “PNLD: escolha do livro didático diante do novo cenário da BNCC”, ministrada pelo Coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) Marcos Vinícius Melo dos Anjos.

O evento é destinado especialmente aos docentes, estudantes, pesquisadores e servidores do IFS, admitindo, no entanto, a participação de qualquer interessado. A transmissão será feita por meio do canal do Youtube IFSergipe.

Para a diretora de Educação Profissional e Superior do IFS, Elza Ferreira Santos, o evento é oportuno para traçar estratégias de ensino para os próximos anos. “Agora em 2021, as escolas precisam escolher os livros didáticos com os quais os estudantes do ensino médio trabalharão. Então, é necessário entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa edição do programa apresenta algumas mudanças no formato dos materiais ofertados e na organização do processo de escolha. Por exemplo, a escolha que toda instituição de ensino provavelmente fará compreende Obras Didáticas de Projetos Integradores e de Projeto de Vida, o que são objetos ainda desconhecidos por nós do IFS”, explica.

A Rede Federal de Educação Profissional oferta o ensino médio integral de acordo com a Lei nº. 11.892/2008. O ensino médio integrado pressupõe o sentido da formação humana integral, politécnica e multidimensional. Sabendo que, o Governo Federal criou o novo ensino médio por meio da Lei nº. 13.415/2017, o evento pretende discutir os pontos que definem o ensino médio integrado e o novo ensino médio.

O Pró-reitor de Ensino do IFS destacou a atuação estratégica da Pró-Reitora de Ensino (PROEN) referente às principais pautas do novo ensino médio. “Em tese, o novo ensino médio será executado a partir de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de cinco itinerários formativos, passíveis de escolha dos alunos. O 5º desses itinerários se refere a educação profissional e tecnológica. Em 2018 a PROEN participou de um evento realizado em Brasília, tratando desse itinerário de educação profissional e ficamos na expectativa de maiores discussões. Destaco que em 2019 houve a aprovação no CONSUP das Diretrizes Institucionais para fortalecimento do Ensino Médio Integrado”, esclarece.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino (PROEN), a escolha dos livros didáticos é geralmente coordenada pelo MEC/FNDE diretamente com os campi. Contudo, é necessário o envolvimento de todos os docentes, estudantes, pesquisadores e servidores do IFS. Pois discutir o novo ensino médio, é pensar na continuidade dos cursos integrados.

registrado em: