Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFS conquista medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências
Início do conteúdo da página
OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

IFS conquista medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Criado: Terça, 16 de Março de 2021, 09h53 | Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 10h10 | Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 10h12

Além das medalhas, Instituto também alcança oito menções honrosas na competição

capa onc2020Por: Monique de Sá

Uma das maiores olimpíadas de conhecimento do país, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) divulgou a lista de estudantes premiados da edição de 2020 da competição. Com um saldo positivo, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) garantiu medalhas em todas as categorias, além de conquistar menções honrosas. No total, estudantes do ensino médio integrado dos campi Aracaju e Estância alcançaram: uma medalha de ouro, duas de prata, duas de bronze e oito menções honrosas.

A ONC é destinada a discentes dos ensinos fundamental e médio de todo o país, testando conhecimentos nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Esta edição, mesmo com a pandemia, teve recorde de participação com mais de dois milhões de inscritos. Os estudantes puderam participar de duas fases on-line com questões objetivas na 1ª e questões analítico-expositivas na 2ª etapa.

Dos 42 alunos do Campus Aracaju aprovados para a 2ª fase, dez receberam premiações pela competição. A gerente de ensino técnico da unidade, Ana Paula Cavalcante, lembra que o resultado faz parte de todo trabalho escolar desenvolvido no Instituto. “Nós produzimos Ana Paula Cavalcanteconhecimento e ciência que despertam nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. A premiação é resultante de muita determinação e coragem dos nossos estudantes e destaca a qualidade do ensino público”, diz.

Mesmo com a pandemia, o grupo conseguiu manter contato através de um grupo em um aplicativo de conversas, plataforma utilizada para o repasse de informações e comunicados sobre a prova. “O momento nos trouxe uma nova rotina a qual foram agregadas mais algumas atribuições. Assim também é com nossos estudantes. É desafiante conseguirmos mantê-los focados nas atividades escolares quando há tanto mais a ser feito, mas ao longo do ano letivo de 2020 estamos desenvolvendo ações de acompanhamento com a Equipe Multidisciplinar que tem auxiliado nossos discentes e familiares”, ressalta a docente.

A realidade do Campus Aracaju assemelha-se a do Campus Estância. Elaine Menezes, professora de Química e uma das responsáveis pela ONC no IFS Estância, explica que o contato on-line a partir do aplicativo de conversas foi importante como canal de diálogo aberto entre alunos e professores. Por isso, a determinação dos discentes junto à articulação de professores do campus foi fundamental para o bom resultado na ONC.

Elaine Menezes“Nosso campus vem com um trabalho desde o ingresso dos alunos no 1º ano no sentido de motivá-los a participar das olimpíadas do conhecimento. De acordo com o perfil de cada estudante, eles vão desenvolvendo essas habilidades e colhendo os frutos ao longo dos anos. Nós, professores, mostramos o caminho, focamos em tirar dúvidas com relação ao acesso à ferramenta da Olimpíada e entendo que parte desse sucesso partiu dessa dedicação”, conta Elaine.

Em Estância, os docentes das áreas de conhecimento de base comum articulam-se através de um grupo, onde a maioria dos professores participam e incentivam seus alunos. “A ONC tem um foco bastante generalizado, por isso é importante essa articulação. Ela se assemelha ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação às suas questões. Trata-se de uma prova que requer conhecimento científico e exige do aluno a aplicação desse conhecimento em seu cotidiano”, explica a docente sobre o formato de provas da ONC.

Veteranos olímpicos

Eles são bastante jovens, mas têm um currículo vasto quando o assunto é olimpíada do conhecimento. Daniel Lopes Toso, aluno do 3º ano de Química do Campus Aracaju, é o medalhista de ouro do IFS na ONC. Esta não é a 1ª vez que ele participa desta competição. No ano passado, Daniel garantiu também uma medalha de ouro. Além da ONC, o aluno coleciona dez medalhas de ouro a bronze em olimpíadas de Astronomia, Matemática, Física e Química.

Daniel Toso“Como a ONC é muito abrangente em matérias, não estudei diretamente para ela, mas fui revisando o que aprendia em outras olimpíadas das quais participei. Devo a boa colocação à capacidade de pensar interdisciplinarmente, que atribuo às experiências com professores da instituição e à equipe da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA)”, agradece Daniel.

E é devido à sua excelência na participação em olimpíadas que o jovem de apenas 19 anos garantiu uma vaga em um dos vestibulares mais disputados do Brasil, o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para o curso de Estatística. “A vaga olímpica é uma iniciativa da Unicamp que consiste em uma forma de ingresso alternativa, através da competição, em que as medalhas pontuam e os alunos com mais pontos podem aplicar para as vagas nos cursos da universidade. Passei para o curso de Estatística com a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2019 e pretendo sim realizar a matrícula”.

Luís Paulo Menezes Ávila é o medalhista de bronze do Campus Estância. Ele também carrega em sua bagagem outras medalhas e premiações em olimpíadas de Astronomia, Foguetes, Robótica, Química, entre outras. Aluno do 3º ano do curso de Eletrotécnica, ele conta que sua preparação não se deu especificamente para a ONC, mas o conhecimento adquirido para outras olimpíadas garantiu sua medalha nesta.

Luís AvilaJá venho há um tempo estudando por livros e vídeos na Internet e cada dia procuro evoluir mais. Essa medalha simboliza a persistência e o foco que eu tive nesta caminhada que está só começando. Agradeço muito a meus pais, amigos e professores que sempre me ajudaram. Sobre a 2ª fase, achei mais complicada e específica em determinados assuntos”, conta o garoto de 18 anos.

Confira a lista de estudantes premiados na ONC:

Medalhista de ouro
Daniel Lopes Toso – Campus Aracaju

Medalhistas de prata
Maria Karolaine Barbosa de Matos – Campus Aracaju
Nathália Félix Cerqueira - Campus Aracaju

Medalhistas de bronze
Camille Vitória de Jesus Porto - Campus Aracaju
Luís Paulo Menezes Ávila – Campus Estância

Menção honrosa
Keven Lima Santos - Campus Aracaju
Mariana Henrique Santana do Nascimento - Campus Aracaju
Nicole Nascimento Barbosa - Campus Aracaju
João Pedro França da Silva - Campus Aracaju
Larissa Andrade Savoiardo Lisboa - Campus Aracaju
João Victor Pereira Santo - Campus Aracaju
João Vieira Neto – Campus Estância
Yuri Gabriel dos Reis Souza - Campus Estância

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57