IFS se despede do professor Henrique Dias
Instituto lamenta morte do diretor geral do Campus Glória e decreta luto oficial de três dias.
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) informa, com pesar, o falecimento do professor JOSÉ HENRIQUE DIAS DOS SANTOS ocorrido nesta terça-feira (16). Aos 66 anos, o docente foi vítima de infarto fulminante e faleceu em casa, em Aracaju. O corpo será velado no OSAF, localizado na rua Itaporanga, centro da cidade. O sepultamento ocorrerá amanhã, quarta-feira (17), no cemitério São Benedito, na capital sergipana, em horário a ser definido pela família.
Professor de Matemática do campus Aracaju, Henrique Dias exercia o cargo de diretor-geral do campus Glória desde o primeiro semestre de 2016, quando foi nomeado pro tempore pelo reitor Ailton Ribeiro de Oliveira. Em julho de 2018, eleito no processo de consulta à comunidade, foi reconduzido ao cargo com 51,22% dos votos para atuar na função pelo quadriênio 2018-2022.
Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1978), o docente ingressou no serviço público fereral, em 1982, como professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Com atuação destacada na área educacional, foi convidado e assumiu o cargo de diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional na Escola Agrotécnica Federal de Santa Inês, na Bahia, de 2003 – 2007.
Natural de Aracaju, professor Henrique deixou a Bahia para ocupar, em 2008, na gestão do reitor Joarez Vrubel, o cargo de Diretor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe. Em 2015, ele transferiu definitivamente o vínculo institucional do IFBaiano, onde ocupou, em 2014, o cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Estudantil, para o para o IFS.
Além da forte atuação no ensino tecnológico, ele foi professor de violoncelo do Conservatório de Música de Sergipe (CMS), de 1976 – 1995, e diretor artístico da Sociedade Filarmônica de Sergipe. Era especialista no Ensino da Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1995) e deixa relevantes contribuições à educação profissional e tecnológica em Sergipe e à cultura do estado.
Professor Henrique era casado com a também servidora do IFS Campus Aracaju, Jutânia Ferreira do Patrocínio, e tinha cinco filhos.
Redes Sociais