Página inicial > Últimas Notícias > IFS promove Dia do Orgulho LGBTQIA+, na próxima segunda, 28

IFS promove Dia do Orgulho LGBTQIA+, na próxima segunda, 28

Criado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 08h08 | Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 08h08 | Última atualização em Sexta, 25 de Junho de 2021, 09h01

Evento trará como tema “prevenção ao HIV” e é destinado à comunidade acadêmica do IFS e à sociedade como um todo

Orgulho LGBTQIANo mês do orgulho LGBTQIA+, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) traz para o debate a prevenção ao HIV/Aids, por meio de um evento realizado na próxima segunda, 28, a partir das 16h no canal oficial do IFS no YouTube. A iniciativa é do Núcleo de Igualdade e Gênero e Diversidade Sexual (NIGEDS) da instituição, que se inspirou na temática trazida pela Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, deste ano: HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +.

Na mesa-redonda promovida pelo Instituto estarão: o médico, Almir Santana, da Secretária de Estado da Saúde (SES), reconhecido por ser referência em ações educativas no combate ao HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana); o historiador e presidente da União Nacional LGBT (UNALGBT), Andrey Lemos e mediação da professora do Campus São Cristóvão, Manuela Rodrigues.

O evento é gratuito e aberto às comunidades interna e externa. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Publicações, o Sispubli até o dia da realização.

Este ano completa 40 anos do primeiro caso de AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida, em inglês) diagnosticado no Brasil. Embora os tratamentos tenham avançado ao longo desses anos, ainda não existe uma cura para a doença. “Pesquisadores apontam uma grande preocupação com relação à atual geração de jovens que não se preocupam com a Aids, nem com a necessidade de prevenção. Agem como se a doença não mais existisse” ressalta a coordenadora de Apoio à Pesquisa do IFS, Valéria Oliveira.

Valéria ainda lembra que outro ponto fundamental é que se associou durante muitos anos a homossexualidade à doença. “Por isso é fundamental esclarecer que a Aids não é exclusiva de determinados grupos, podendo atingir qualquer pessoa que não se previna corretamente”, justifica.

NIGEDS

O Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade (NIGEDS/IFS) é um dos quatro núcleos de promoção e defesa dos direitos humanos, diversidade e inclusão, vinculados diretamente à Reitoria do Instituto, para o planejamento e implementação de políticas que visem à integração social, política e cultural, respeito às diferenças, eliminação das discriminações de qualquer natureza e promoção da cultura de paz e não violência no âmbito do Instituto.

Parada LGBT+ de SP

O NIGEDS se inspirou na temática deste ano da famosa Parada LGBT+ de São Paulo, “HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +”. Em sua 25ª edição, o evento tem como intuito promover um momento de celebração do amor e da vida. Nesta edição foram trazidos debates buscando combater o estigma e preconceito relacionados à Aids.

Todos os anos, o público é presenteado com apresentações artísticas em um desfile de trios elétricos, o que desde 2020 está impossibilitado de acontecer por conta da pandemia. No entanto, o brilho da festa se mantém! No ano passado, por exemplo, mesmo sendo realizadas pela Internet, as transmissões ao vivo chegaram a 11 milhões de visualizações.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

PROGRAMAÇÃO LGBTQIA