IFS recebe credenciamento como Huawei ICT Academy
A novidade possibilita que sejam ofertados treinamentos em novas tecnologias para alunos, docentes e a comunidade externa
Por: Mayze Barreto (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi credenciado como Huawei ICT Academy, um projeto de cooperação escola-empresa que envolve instituições de ensino superior para a auxiliar na construção de um ecossistema de talentos da tecnologia da informação e da comunicação (TIC) aberto, compartilhado e que beneficie todas as partes envolvidas.
Com o credenciamento, poderão ser oferecidos treinamentos em tecnologias da Huawei para alunos, docentes e comunidade externa. Além disso, a grande novidade possibilita a disponibilização de vouchers para a realização da prova de certificação também de estudantes.
O credenciamento do IFS como Huawei ICT Academy é resultado da prospecção que a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove) vem realizando em busca de parcerias e foi obtida por meio da colaboração com a empresa Sustentec. Atualmente a professora Stephanie Kamarry, coordenadora de Incubação e Empreendedorismo, está coordenando o projeto e aponta que a previsão é de construção de um espaço da Huawei ICT Academy no Instituto para funcionamento e treinamentos.
A novidade traz ótimas possibilidades para o Instituto. "Acreditamos que em breve a parceria estará apoiada pela lei da informática, que trata da política industrial para o setor de tecnologia da informação e comunicação", explica a coordenadora.
Atualmente o projeto conta com vagas abertas para certificação de instrutores na plataforma da Huawei University. A inscrição pode ser realizada através do e-mail: cie.rei@ifs.edu.br . A perspectiva é de que ainda este ano sejam iniciadas turmas de formação para a comunidade, as quais serão divulgadas no site da Dinove.
"Depois das inscrições para instrutores, abriremos a formação para a comunidade acadêmica. As primeiras turmas devem iniciar ainda este ano, na modalidade a distância, em decorrência da pandemia", ressalta a professora.
Redes Sociais