Página inicial > Últimas Notícias > IFS seleciona estudantes e profissionais recém-formados para o Programa de Residência Profissional Agrícola
VAGAS ABERTAS

Criado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 09h28 | Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 10h59 | Última atualização em Segunda, 02 de Agosto de 2021, 10h59

Os cinco candidatos selecionados atuarão na região semiárida de Sergipe

Por: Jamili Vasco (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

DADTER Residência Agrícola E mailO Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre inscrições a partir desta segunda-feira, 02, para selecionar estudantes e profissionais recém-formados em cursos técnicos de nível médio, curso superior da área de Ciências Agrárias e áreas afins.  São cinco vagas para ingresso no Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA) no âmbito do Projeto AgroIFNordeste, que é uma parceria entre o IFS,  o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os candidatos selecionados atuarão no município de Poço Redondo e proximidades. Além disso, devem ter disponibilidade de 40 horas semanais para desenvolver as atividades do PRPA; ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula; ser egresso de curso técnico ou superior de Ciências Agrárias e afins; aluno matriculado, com todas as disciplinas concluídas na data de matrícula do PRPA.  Durante 12 meses, os cinco selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 900,00.

No Edital Nº 03/2021/DADTER/IFS estão todas as  normas e os procedimentos referentes à realização das inscrições, seleção, classificação, e matrícula de Residentes Bolsistas para o Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA) no âmbito do Projeto AgroIFNordeste.

De acordo com a diretora de Agropecuária e Desenvolvimento Tecnológico Rural do IFS (DADTER), Irinéia  do Nascimento, o projeto é de suma importância para o desenvolvimento tecnológico rural do Instituto e traz benefícios para as comunidades locais, através da extensão tecnológica voltada para a realidade e demandas do semiárido.

“Ainda possibilitará o desenvolvimento de pesquisas e a capacitação de estudantes, técnicos e agricultores no uso de tecnologias sustentáveis e de fácil acesso para os agricultores locais”, afirma.

Capacitação Profissional

O Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA)  tem os objetivos de capacitar na teoria e na prática estudantes e egressos recém-formados, em Assistência Técnica e Extensão Rural;  promover o aprimoramento de conhecimentos e de habilidades por meio de treinamento intensivo profissional em serviço de uma ou mais áreas de conhecimento; não só especializar o profissional para exercer a profissão, como também oferecer consultorias nas áreas de ciências agrárias e afins.

registrado em: