Página inicial > Últimas Notícias > Inpi, em parceria com IFS, abre inscrições para curso de mentoria em Propriedade Intelectual
CAPACITAÇÃO

Criado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 12h39 | Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 07h30 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 09h08

Curso inicia em setembro e inscrições vão até 10 de agosto

DINOVE Mentoria em Propriedade Intelectual e mailO Instituto Federal de Sergipe (IFS), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), recebe inscrições para nova turma de nivelamento do Programa Piloto de Mentoria em Propriedade Intelectual. O curso é gratuito e acontecerá em setembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto através do preenchimento de formulário eletrônico.

Segundo o professor Phillipe Cardoso, da Coordenação do Polo de Inovação Tecnológica do IFS (PPITA), o curso trará noções de inovação, e outras temáticas relativas ao assunto. “No curso serão apresentadas noções sobre inovação e propriedade intelectual, destacando como funciona todo o processo e quais as modalidade de proteção, bem como uma apresentação detalhada de como realizar a redação do pedido de patentes, desde os requisitos de patenteabilidade, passando pelos conceitos de aplicação industrial, novidade, atividade/ato inventivo até a própria estrutura do documento de patentes”, pontua.

O Programa de Mentorias é recomendado para grupos de pesquisas; pesquisadores que já possuem algum registro de Propriedade Intelectual e buscam aprimorá-lo; alunos que estão em pesquisa nos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e Trabalhos de Conclusão de Curso (que tenham potencial para registrar Propriedade Intelectual); e servidores que possuam trabalhos tecnológicos com grau de novidade, e aplicação industrial.

Em função da parceria firmada entre o Inpi e o IFS, há vagas destinadas a servidores e alunos do IFS, que tenham uma tecnologia ou pesquisa em fase de desenvolvimento. Para se inscrever, o servidor ou estudante do Instituto deve preencher o formulário de cadastro da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dinove), setor responsável por analisar, orientar e providenciar o encaminhamento junto ao Inpi.

O professor Phillipe Cardoso ressalta a importância da iniciativa e convida a comunidade para participar do evento. “Muitos dos trabalhos que realizamos no âmbito acadêmico possuem resultados patenteáveis, mas que deixamos de realizar a proteção da propriedade intelectual dos mesmos por falta de um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. Dessa forma, esse curso visa apresentar as noções necessárias sobre inovação e propriedade intelectual, bem como todo o processo para realização de um pedido de patente, para que o público envolvido possa conhecer mais sobre o tema e também receber mentoria para a proteção intelectual dos trabalhos desenvolvidos”, conclui.

O curso, cuja carga horária é de 20 horas, ocorrerá no mês de setembro em data a ser definida pelo Inpi e será realizado no modo assíncrono na plataforma EaD do Instituto Nacional. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Dinove, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

registrado em: