Página inicial > Últimas Notícias > IFS participa de solenidade de encerramento da 3ª edição do Projeto SOS Abelhas

IFS participa de solenidade de encerramento da 3ª edição do Projeto SOS Abelhas

Criado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 10h32 | Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 10h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Agosto de 2021, 10h42

Projeto visa a preservação do meio ambiente e de espécies de abelhas

Prof WiliamsO Instituto Federal de Sergipe (IFS) esteve presente na cerimônia de encerramento da 3ª edição do projeto SOS Abelhas, realizada na última sexta, 30. A iniciativa foi do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que atua no programa junto ao IFS, à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e à Federação e da Associação Sergipana de Apicultores. O evento foi realizado no auditório da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), com a entrega de certificados para os colaboradores integrantes do projeto.

O SOS Abelhas visa a preservação do meio ambiente e das espécies que são tão importantes para o ecossistema. O auxiliar da diretoria operacional do CBMSE, tenente José Filho, destacou a relevância do projeto e os bons resultados desde a sua criação, em 2018. “O SOS Abelhas tem uma premissa importantíssima porque vai atuar e colaborar diretamente na redução do número de ocorrências voltadas para os enxames de abelhas africanizadas. Podemos dizer que essas ocorrências são as que oferecem maiores riscos para a população”, relatou.

Representando o IFS, o professor Wiliams Gomes dos Santos ressaltou os impactos positivos desta iniciativa diante da apicultura sergipana. “O projeto veio para diminuir esses acidentes, diminuir as demandas do Corpo de Bombeiros e melhorar a apicultura em Sergipe. Todos os enxames resgatados são destinados para as criações dos apicultores, portanto haverá um aumento da produção apícola, como mel, pólen e própolis, além da preservação da espécie. A gente sabe que as abelhas estão em um processo de desaparecimento devido ao uso indiscriminado de agrotóxico, crescimento das cidades, monocultura, entre outros fatores solenidade de encerramentoque contribuem para isto”, apontou.

Benefício para apicultores

Atualmente o projeto conta com um total de 22 beneficiados de diversos municípios do estado. “Através desse projeto, os apicultores têm a possibilidade de recolher esses animais que são responsáveis pela produção de mel. Nós percebemos que a cada ano o projeto está evoluindo e aumentando o número de capturas. Esperamos uma maior adesão de apicultores, de empresas para colocar essas caixas-isca e de outros municípios”, destacou o representante dos apicultores, Roberto Moura, que faz parte do SOS Abelhas desde a 1ª edição.

O subcomandante do CBMSE, coronel Luiz Henrique Melo, frisou a importância de manter o projeto ativo. “Toda a explanação que foi feita durante esta manhã, só demonstrou o quanto este projeto é exitoso em todos os ângulos que a gente observa, seja no campo econômico, social, do meio ambiente. O SOS Abelhas pode crescer bastante, para outras regiões do nosso estado e para a conscientização de crianças. O Corpo de Bombeiros sempre estará abraçando e contribuindo para o amadurecimento desse projeto e de outros que venham com o mesmo objetivo, que é de Solenidade CBMSEtrazer melhorias para o estado”, pontuou.

Ao final da solenidade, a estudante de medicina veterinária da UFS, Joyce Inocência, entregou ao subcomandante da corporação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado por ela, com o tema “As abelhas como modelo de estudo e ferramenta de educação ambiental no estado de Sergipe”.

Texto adaptado do CBMSE
Fotos: CBMSE (Vitória Lima)

registrado em: