Página inicial > Últimas Notícias > IFS adere à campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, “Agosto Lilás”
CONSCIENTIZAÇÃO

Criado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 12h37 | Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 12h37 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 12h39

Agosto Lilás defende a conscientização da sociedade através da informação no combate à violência contra a mulher

Por: Monique de Sá

agosto lilasA cada mês temos uma cor que representa ou defende uma causa. Nosso calendário é colorido e ressalta a importância de lembrarmos campanhas de conscientização no Brasil e em todo o mundo. Agosto não seria diferente, pois além de ser dourado (mês de incentivo à amamentação), ele também é lilás, através da campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do “Programa Bem Me Quer – Nós Cuidamos de você!”, lembra a necessidade de divulgar a campanha, a qual surgiu em 2016 para celebrar os 10 anos da Lei Maria da Penha, que no último dia 07 de agosto, completou 15 anos de existência. Esta lei foi elaborada com o intuito de amparar mulheres vítimas de todos os tipos de violência: sexual, psicológica, física, moral e patrimonial.

Infelizmente, segundo a professora e coordenadora de Atenção Psicossocial do Programa Bem Me Quer, Simone Maidel, a violência contra a mulher vem crescendo estatisticamente e preocupa toda a sociedade, devido ao seu impacto negativo e ao seu alcance.

“Atinge mulheres de todas as idades, de diversas classes sociais, raças, credos, níveis educacionais e profissões. Na maioria das vezes, a violência contra a mulher acontece de forma silenciosa e rotineira, dentro de casa, no seio familiar, o que dificulta medidas de proteção sem que haja alguma denúncia. Além do que, a sociedade precisa estar em alerta, e a qualquer sinal deste tipo de violência – que também é um crime – é preciso denunciar”, ressalta a coordenadora.

Ligue 180

Simone, que é doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reforça a importância de não se calar diante destas formas de violência e lembra que as denúncias podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados. “Além disso, o ‘Ligue 180’, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas”.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o “Ligue 180”.

registrado em: