Página inicial > Últimas Notícias > IFS marca presença na 2ª fase da Olimpíada de Ciências com 16 estudantes classificados
CONHECIMENTO

Criado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h04 | Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h04 | Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 10h40

onc 2021A 2ª etapa da olimpíada acontecerá no dia 3 de setembro deste ano

Por: Mayze Barreto (bolsista de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

Com 16 alunos aprovados na 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) continua obtendo sucesso nas chamadas olimpíadas do conhecimento. Este ano, a competição foi feita de forma totalmente on-line e a 2ª da fase da competição acontecerá em setembro deste ano. Dentre os classificados, oito alunos são do Campus Aracaju, sete são do Campus Estância e uma aluna é do Campus São Cristóvão.

A ONC faz parte do Programa Ciência na Escola e é destinada a estudantes do Ensino Médio e do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental. A competição é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual De Campinas (Unicamp).

Claudyalice alunaA aluna Claudialyce de Oliveira Meira, do 2º ano do Ensino Médio do curso técnico integrado em Agroindústria, participou da competição pela segunda vez e foi surpreendida com o resultado positivo alcançado. “Fiquei muito contente com a classificação porque, dentre as matérias cobradas, eu não tinha muita afinidade com certos assuntos de Química e Física”, diz Claudialyce.

Além disso, ela conta que fazer a prova foi desafiante, mas encara a chance de seguir na competição como uma oportunidade de aprendizado. “Foi uma loucura, mas eu tinha chegado ao meu objetivo: obter experiência. Não pensei em segunda fase, mas será uma boa oportunidade de aprender. Espero ter um bom desempenho, mas mesmo que meu resultado nessa prova não seja dos melhores, terei feito o meu melhor e isso é gratificante para mim”, finalizou.

No Campus Aracaju, foram classificados os alunos Artur Reinan Simões Alves, Felipe Daniel de Oliveira Argôlo, Felipe Vieira Tavares, Júlia Amâncio Ferreira, Larissa Andrade Savoiardo Lisboa, Samuel Soares de Araújo e Sara Borges Tavares Santos; todos do 2º ano do Ensino Médio e a aluna Rosália Sobral Costa Neta, do 3º ano.

Elaine estanciaJá o Campus Estância teve sete estudantes aprovados para a próxima etapa. Na turma do 2º ano do Ensino Médio foram cinco alunos, sendo eles: Daniely Fernanda Dias Almeida, Félix Belchior, Felipe Barnabé de Oliveira Quintela, Ivana Camilly Barreto Silveira Soares e Sabrina Azevedo Menezes. Já na turma do 3º ano, os discentes Cauã Borges dos Santos e Yuri Gabriel dos Reis Souza conseguiram o feito.

Para Elaine Menezes, professora de Química do Campus Estância, o resultado foi muito positivo, mas os estudos continuam para que o sucesso também aconteça na segunda fase da competição. “O desempenho está dentro do esperado para os alunos dos 2º e 3º anos. Eles fizeram a preparação por meio do aplicativo da ONC, aliado ao atendimento ao aluno. Para essa segunda etapa, estamos com um grupo de WhatsApp específico para esses estudantes e marcamos encontros semanais para explicar como ocorre a prova e para resolver questões. Tudo via Google Meet”, destacou.

A 2ª fase da olimpíada acontecerá no dia 3 de setembro deste ano, ocorrendo também de forma on-line. O IFS reforça o seu compromisso com a promoção de uma educação pública e de qualidade e o incentivo à participação em eventos científicos e olimpíadas do conhecimento. Por isso, deseja aos estudantes um excelente desempenho na próxima etapa da ONC!

registrado em: