Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza Conferência de Abertura das Atividades 2021.2, na próxima quarta, 13
INÍCIO DAS ATIVIDADES

Criado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h43 | Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 12h48 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 09h10

Ação reunirá servidores da instituição, abordando a temática: “Estratégias para Avaliação de Aprendizagem”

CONFERENCIA iFSPor: Monique de Sá

Na próxima quarta, 13, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) tem um encontro marcado, afinal será realizada a Conferência de Abertura das Atividades 2021.2, cujo tema é: “Estratégias para Avaliação de Aprendizagem”. A ação será realizada a partir das 9h no canal oficial do IFS no YouTube. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente ou durante o evento, através do Sistema de Publicações do Instituto, o Sispubli, dando direito a certificado de participação.

A iniciativa é da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e visa reunir servidores, com a finalidade de dar as boas-vindas para o semestre letivo que se inicia (2021.2). A ação tem como público-alvo: docentes, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais, psicólogos, assistentes sociais, entre outros técnicos que se interessarem pelo assunto.

Mesmo que de forma on-line, a diretora de Educação Profissional e Superior e professora, Elza Ferreira, acredita que esta é mais uma oportunidade para troca de saberes, de afetos e de experiências, entre os membros da comunidade acadêmica. “É um momento de darmos as mãos como sinal de amizade e de união em prol da maior de nossas missões: educar, realizando o processo ensino-aprendizagem e estando mais próximos dos nossos discentes”, ressalta.

Acerca da temática tratada para dar início ao novo semestre, “Estratégias para avaliação de aprendizagem”, Elza lembra a pertinência do tema, já que este é alvo de grandes discussões pedagógicas. “’Como avaliar?’, ‘Quais critérios utilizar?’, ‘Por que avaliação costuma incomodar discentes e docentes?’, ‘Por que confundem processos de avaliação com instrumentos de avaliação?’. Essas são perguntas que não se calam!”, diz.

Para ela, durante o Ensino Remoto Emergencial, as questões que envolvem o avaliar vieram à tona, afinal o modo de ministrar aulas era relativamente novo, exigindo dos servidores que esses fizessem cursos de capacitação continuada. No entanto, a docente se questiona se o processo avaliativo acompanhou esta inovação. “Portanto, a conferência pretende discutir estratégias para avaliação de aprendizagem reconhecendo que este momento envolve docentes e discentes numa relação plena de afetos, de saberes, de poderes, entre outros”, explica a diretora.

Para tratar a temática, foi convidada a professora e diretora de Ensino do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Horizonte, Allana Carvalho. Ela é doutora e mestre em Educação Brasileira na linha de pesquisa Avaliação Educacional (NAVE) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem graduação em Pedagogia pela UFC (2011).

Confira a programação:

9h – Abertura: apresentação musical – finalistas IFStar: Renata Pessoa e Gabriel Cunha
9h 15 – Participação da reitora Professora Dra. Ruth Sales
9h 30 – Participação do Pró-Reitor de Ensino Me. Alysson Barreto
10h – Conferência – “Estratégias para a Avaliação da Aprendizagem” a ser proferida por Dra. Alanna Carvalho (IFCE) e mediação da professora Cristiane Mirtes
10h50 – Debate
11h50 - Encerramento